Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Ramen, uma obsessão de sopa

por Miguel Pires, em 27.02.14

É sabido que os japoneses podem ser minuciosos com a sua gastronomia, desde da forma de a confeccionar, até à forma de a degustar. É impressionante, por exemplo, a obsessão com o ramen, uma aparentemente simples, completa e reconfortante sopa alegadamente introduzida no Japão pelos chineses. Quem teve a oportunidade de ler as cerca de 30 páginas que o nº1 da revista Lucky Peach dedica a esta sopa - que pode ser uma refeição completa - sabe do que estou a falar.

Porém, o que é mais espantoso é que há um americano, Ivan Orkin, que conseguiu colocar o seu restaurante (ou loja, como também lhes chamam) entre os melhores de Tóquio, depois de se ter instalado na cidade em 2007. Entretanto Orkin regressou a Nova Iorque em 2012, e em finais do ano passado abriu a sua 'loja' Ivan Ramen Slurp Shop, no Gotham West Market, em Manhattan. Enquanto prepara a abertura do seu restaurante principal, 'Ivan Ramen', este temperamental judeu de Long Island (como por vezes se apresenta), mantém os seus restaurantes na capital japonesa. Se querem saber um pouco mais sobre a obsessão deste homem e o que está por detrás de tão fascinante sopa, vejam este vídeo publicado no site Nowness. Quanto a mim, espero dentro de dias poder saboreá-la e fazer muito barulho a sorvê-la ('slurp'). 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 00:38


6 comentários

Sem imagem de perfil

De Pedro Schacht Pereira a 27.02.2014 às 02:00

Posso estar enganado, mas creio que a designação "ramen" se refere primordialmente ao tipo de massa com que a sopa que refere no seu post se confecciona, e não à sopa propriamente dita. É verdade que essa "sopa" é a preparação canónica em que a massa deve ser utilizada, mas ela surge, sobretudo hoje em dia, associada a uma variedade considerável de pratos, sempre com a designação de ramen.
Imagem de perfil

De Alexandra Forbes a 27.02.2014 às 02:31

Esse "ramen special" da Lucky Peach é histórico: não só li como reli - e aprendi muito. Tenho guardado em casa!
Sem imagem de perfil

De Ana Viçoso a 27.02.2014 às 13:53

Quero!
Sem imagem de perfil

De Rui Silva a 28.02.2014 às 15:42

Há semanas passou na Sic Radical uma série apresentada/narrada por Anthony Bourdain sobre o super estrelado chefe David Chang. No episódio dedicado ao Ramen (cujos noodles o chefe confessou ironicamente que os de compra eram os melhores...), a versão do Momofuku pode ser vista aqui...
http://cougarflounder.blogspot.pt/2012/12/other-peoples-recipes-ramen-in-style-of.html
Sem imagem de perfil

De Pedro Schacht Pereira a 05.03.2014 às 00:55

Sabendo que se encontra de momento em Nova Iorque, e voltando à carga, achei que teria interesse em ler este artigo, se é que não o leu já: http://www.nytimes.com/2014/03/05/dining/ramens-big-splash.html?hpw&rref=dining&_r=0

Boa estadia!
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 06.03.2014 às 12:51

Caro Pedro
Obrigado. Esse artigo do Pete Welles , é incrível e bem elucidativo da febre do ramen que refiro neste post . Eu mesmo num destes dias a arder em febre (literalmente) expus-me às temperaturas negativas que continuam em Nova Iorque, para ir experimentar o Ivan Ramen . O espaço não é muito acolhedor mas o ramen é de facto incrível. Só não fui a outros que o Pete Welles recomenda porque já tinha ido ao Momofuku Noodle Bar, logo no dia em que cheguei e vim cá para conhecer outras cozinhas, não é? :)


Comentar post



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Fevereiro 2014

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728

Comentários recentes