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Renovado Mercado da Ribeira abre finalmente

por Miguel Pires, em 14.05.14
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No próximo dia 18 de Maio, quatro (ou cinco) anos após ter ganho o concurso do Município de Lisboa, para a reabilitação do Mercado da Ribeira, a revista Time Out abre finalmente este emblemático mercado de Lisboa. 

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Para já trata-se "apenas" da zona de restauração do piso térreo ficando para mais tarde o piso superior que terá "um restaurante, um bar, uma loja, um espaço de turismo e uma sala multiusos onde todas as secções da revista serão amplamente refletidas", segundo o comunicado enviado à imprensa. 
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A parte agora a inaugurar parece bastante ambiciosa e promete mexer ainda mais com uma das zonas de maior dinamismo da capital (sobretudo em termos de animação nocturna), o Cais do Sodré. 
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São vários os nomes conhecidos com espaços no Mercado da Ribeira, como os chefes Alexandre Silva, Miguel Castro Silva, Vitor Claro, Marlene Vieira e Henrique Sá Pessoas. Além deles estarão também algumas das lojas emblemáticas, como a Conserveira Nacional a Manteigaria Silva e Garrafeira Nacional, de Lisboa, ou outras de fora (alguns já com lojas na cidade) como a Arcádia, Santini e Monte Mar. Marcam igualmente presença espaços mais recentes, que têm feito sucesso, como o Sea Me, Prego da Peixaria, Honorato, ou Pizza a Pezzi. Ao todo serão 30 espaços espalhados por 3000 metros quadrado e servidos por 500 lugares sentados em área coberta e mais 250 de esplanada. 
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Nota-se pelos nomes escolhidos - a que se juntam ainda marcas como a UnicerJoão Portugal Ramos, Sumol/CompalDeltaVista Alegre e Renova - que houve um critério de selecção de forma a dotar os espaço de personalidade própria e assim evitar que se tornasse uma praça de restauração igual à de qualquer centro comercial.  
 
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Este conceito segue uma tendência internacional dos últimos anos e segue um principio semelhante ao de espaços como os mercados do Bom Sucesso (no Porto) e de Campo de Ourique (também em Lisboa). Contudo parece-me muito mais ambicioso e com mais nomes de peso associados. Percebe-se pelo desenho e pelos nomes envolvidos que se pretende ter uma representação da cidade, ao estilo do que a revista tem ajudado a divulgar: da cozinha de autor à popular; da mercearia tradicional a espaços contemporâneos; do prego ao sushi criativo, do hamburger gourmet ao pastel de nata. 
 
Para o director da Time Out, João Cepeda, “esta será a primeira fase de implementação de um projecto editorial a 3 dimensões nunca antes feito no mundo. Numa altura em que a aposta dos meios é totalmente virada para as novas tecnologias, a Time Out Lisboa decide criar o desafio de se transformar num espaço e deixar de ser só uma marca de culto em papel".
Este é sem dúvidas um projecto que muito valoriza a cidade, o Cais do Sodré e um espaço emblemático que definhava há muitos anos, já para não falar da sua importância na economia da cidade, do investimento privado que envolveu (5 milhões de euros) e dos 300 postos de trabalho directos criados. No comunicado não é avançado se foi procurada alguma solução para a parte de mercado existente anteriormente, onde, na verdade, pouco mais existia do que meia dúzia de bancas interessantes. 
 
Após a inauguração do próximo domingo serão vários desafios que se colocam na cidade com a abertura deste renovado Mercado da Ribeira. Entre eles destaco dois. O primeiro prende-se com a repercussão que o Mercado da Ribeira vai ter na restauração local: haverá lugar para 30 novos espaços a abrir em simultâneo? Como se irá reflectir este impacto no Cais do Sodré e nos bairros vizinhos (Bairro Alto, Chiado, Santos)? Irá o Mercado de Campo de Ourique ressentir-se?  A segunda questão prende-se com a própria Time Out. Como tratará editorialmente este seu espaço uma revista que muito se gaba de ser a única a avaliar "regularmente os melhores restaurantes da cidade, de forma totalmente anónima e independente"? 
Posto isto resta dar as boas vindas a este novo polo de atracção gastronómica, aos seus promotores e aos espaços e pessoas envolvidas nele. Como autor deste blogue e como cidadão, agradeço. 

 

 

Horário de funcionamento - Time Out Mercado da Ribeira:

Dom-Qua: 10.00-00.00 ; Qui-Sáb: 10.00-02.00 (a partir de dia 18 de Maio) 

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publicado às 18:05


3 comentários

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De Carlos Alexandre a 15.05.2014 às 12:57

Isto tem tudo para ser um estrondoso sucesso, numa zona que tem beneficado de muitas melhorias.
Só espero que a ganância (querer lucrar demais em pouco tempo) não deite tudo a perder.
Pelo meu lado, lá estarei no domingo.

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De Carlos Alexandre a 15.05.2014 às 21:17

Em relação às questões propostas:

haverá lugar para 30 novos espaços a abrir em simultâneo?
A abertura em simultâneo chama mais público que consome mais do que uma única abertura. A concorrência será essencial e deverá beneficiar o consumidor final e, em consequência, o mercado.

Como se irá reflectir este impacto no Cais do Sodré e nos bairros vizinhos (Bairro Alto, Chiado, Santos)?
Sendo uma zona de enorme procura turística e de locais, não se trata de concorrência, mas sim de complementaridade. Uma verdadeira simbiose.

A segunda questão prende-se com a própria Time Out. Como tratará editorialmente este seu espaço uma revista que muito se gaba de ser a única a avaliar "regularmente os melhores restaurantes da cidade, de forma totalmente anónima e independente"?
Não há milagres e a melhor postura é não avaliar o mercado, mas sim apresentar artigos informativos. Vamos ver se impera o bom senso.
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De Tiago Cabral Ferreira a 24.07.2014 às 16:51

Caros Srs. ,

O meu nome é Tiago Cabral Ferreira e gostaria que actualizassem a informação que têm no vosso website sobre a Conserveira de Lisboa Lda.
Deixo o nosso website onde podem retirar informação sobre a Conserveira de Lisboa ( www.conserveiradelisboa.pt ).

Muito obrigado.
Os melhores cumprimentos,
Tiago Cabral Ferreira

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