Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Apresentação do Sangue na Guelra 2014

por Miguel Pires, em 13.03.14
Ana músico (ao centro) e Paulo Barata (à esquerda) na conferência de imprensa, ladeados pelo Sr Peixe em Lisboa, Pedro Bastos (Nutrifresco) e Nuno Barros (1300 Taberna).
.
Foi apresentado hoje ao fim da tarde, em Lisboa, o Sangue na Guelra 2014, o evento organizado pela Amuse Bouche de Ana Músico e Paulo Barata que procura mostrar o talento de jovens chefes que trabalham em restaurantes de destaque, normalmente como segundos chefes. Em relação ao que já tinha sido anunciado na conferência de imprensa do Peixe em Lisboa da semana passada, a principal novidade prende-se com os jantares "Origens" que Leandro Carreira (ex- nº2 de Nuno Mendes no Viajante) e Yoji Tokuyoshi (o nº2 de Massimo Bottura, na Osteria Francescana, 3* Michelin, 3º World 50th Best Restaurants) vão confeccionar individualmente para 20 pessoas. O jantar do chef japonês, a trabalhar em Modena, Itália, será no dia 4 de Abril, no Kiss the Cook, na Lx Factory, em Lisboa e o do português, radicado em Londres, terá lugar no dia 10, na Mercearia 1143 (de Nuno Barros da 1300 Taberna), também na Lx Factory. 
.
A conferência de imprensa serviu igualmente para desvendar um pouco mais o programa do Sangue na Guelra, nomeadamente o simpósio que decorrerá no auditório do Peixe em Lisboa. Mas esta conferência, que decorreu num tom informal, serviu também para os agradecimentos, que sendo da praxe, foram sentidos.  Só quem nunca organizou nada é que não sabe o que significa este momento em que as peças se encaixam no puzzle, ainda que uma ou outra teime, até à última da hora, procurar o acerto final. Como sintetizava Pedro Bastos na sua intervenção (Bastos participará no simpósio e é o fornecedor de peixe do evento), "um peixe com sangue na guelra é um peixe fresco, um peixe com energia. Por isso, para mim, é um prazer muito grande apoiar a Ana e o Paulo neste projecto". E o Mesa Marcada assina por baixo, dado que, tal como o ano passado, será media partner do evento.
.
Aqui fica a descrição e o programa completo do Sangue na Guelra, pelas palavras dos próprios:

 

"Este ano o Sangue na Guelra divide-se em 3 momentos distintos, com duas novidades:

 

I.

 

 

Simpósio & Showcooking - Auditório do Peixe em Lisboa

No dia 5 de Abril, no Auditório do Peixe em Lisboa, realiza-se o 1º Simpósio Sangue na Guelra, cujo tema é “Os Produtores e os Produtos”. Segue-se o showcooking dos chefs participantes no Sangue na Guelra 2014, cujo tema é “O Polvo”, em que apresentarão sugestões de como tratar e cozinhar o polémico e lendário molusco. Ambas as iniciativas são abertas a todo o público do Peixe em Lisboa.

 

II.

 

 

Jantares Sangue na Guelra - 1300 Taberna

Nos dias 6 e 7 Abril, deslocamo-nos para o restaurante 1300 Taberna, do chef Nuno Barros, no Lx Factory, onde terão lugar dois jantares exclusivos para 45 pessoas cada. Ambos serão confeccionados apenas a partir de peixes e mariscos da costa portuguesa, sendo que um dos objectivos do Sangue na Guelra é, justamente, a divulgação das qualidades e do potencial dos produtos nacionais. Um espaço para a inspiração, para a garra e para a inovação.

 

 

Os menus e os vinhos

Cada um dos jantares será confeccionado por três chefs, nacionais e estrangeiros, que foram desafiados a cozinhar em nome próprio e a explorar e partilhar os seus próprios caminhos no que respeita à gastronomia. Para as sobremesas contamos com a participação especial de dois chefs de pastelaria portugueses. Estes menus de 12 pratos serão harmonizados com vinhos nacionais de topo, pelos sommeliers João Chambel (Vestigius Winebar) e Rodolfo Tristão (1300 Taberna).

 

O Sangue na Guelra

Falamos de muito mais do que ‘apenas’ dois jantares memoráveis. É um encontro entre pessoas extraordinárias que fazem e produzem coisas igualmente extraordinárias, criativas e inspiradoras. Profissionais do sector da gastronomia, jovens talentos da cozinha nacional e internacional, jovens aprendizes e estudantes de cozinha e hotelaria, chefes de sala de topo dos melhores restaurantes nacionais e internacionais, pequenos produtores, todos os parceiros do evento, marcas de prestígio internacional – eles têm sangue na guelra!

 

Preço de cada jantar: 100€ (c/ IVA) por pessoa, com vinhos, água e café incluídos. Reserva obrigatória com pagamento antecipado.

Reservas: Tel.: 925777623 ; E-mail: reservas@sanguenaguelra.com

 

 

III.

 

 

Origens – Lx  Factory

Nos dias 4 e 10 de Abril abrimos a porta a um novo conceito.

Origens são dois jantares especiais, exclusivos para 20 pessoas, num ambiente intimista. Os sous-chefs Yoji Tokuyoshi (Osteria Francescana, 3* Michelin, 3º World 50th Best Restaurants, Modena, Itália) e Leandro Carreira (ex-Viajante, 1* Michelin, Londres, Inglaterra), cabeças de cartaz da primeira edição do evento, regressam a Lisboa. E promovem, cada um deles, um menu exclusivo que não só marca o regresso às origens do festival, como um retorno às suas memórias de infância. No dia 4, Yoji vai estar no Kiss The Cook e, a 10, Leandro ocupa a cozinha da Mercearia 1143.

Origens é uma parceria entre o Sangue na Guelra e o Postrivoro, um coletivo italiano que reúne jovens chefs em ascensão.

 

Os jantares Origens, que têm início às 20h00, custam 60€ por pessoa, cada, com vinhos incluídos. As reservas podem ser feitas pelo número 925777623.

 

 

 

Programa Sangue na Guelra 2014

Dia 5 Abril - Auditório Peixe em Lisboa

 

14h30 -17h00 – 1º Simpósio Sangue na Guelra

 

Convidados

Pedro Bastos - Nutrifresco

Luciana Bianchi - Chef e food writer internacional

Leonardo Pereira - Chef de Produto do restaurante Noma

Alexandra Prado Coelho - Jornalista do Público

João Henriques - Designer agricultor

Enrico Vignoli – Postrivoro, Osteria Francescana

 

18h00-20h00 - Showcooking dos chefs Sangue na Guelra. Tema: o Polvo

O grande destaque vai ser dado ao polvo, cabendo a cada um dos chefs Sangue na Guelra 2014 apresentar sugestões de como tratar, cozinhar e apresentar este produto tão tradicional da gastronomia portuguesa. Tanto o simpósio como o showcooking serão iniciativas abertas ao público que participa no Peixe em Lisboa nesse Sábado.

 

Dia 6 de Abril (Domingo) - 1300 Taberna

 

Jantar

19h00 - Cocktail com iniciativa antes do jantar

20h00 - Jantar

Sous-chefs Nacho Baucells e Hernan Luchetti - El Celler de Can Roca, 3* Michelin, 1º World 50th Best, Girona, Espanha

Chef Alessandro NegriniIl Luogo di Aimo e Nadia, 2* Michelin, Milão, Itália

Sous- chef João Oliveira - The Yeatman - 1* Michelin, Gaia, Portugal

Convidado especial: chef-pastelaria Carlos Fernandes (sobremesa) - M.B. (Martin Berasategui), 2* Michelin, Tenerife, Espanha

 

Dia 7 (Segunda-feira) - 1300 Taberna

 

Jantar

19h00 - Cocktail com iniciativa antes do jantar

20h00 - Jantar

Sous-chef Leonardo Pereira - Noma, 2* Michelin, 2º World 50th Best, Copenhaga, Dinamarca

Sous-chef Sven Wassmer - Focus, 2* Michelin, Suíça

Chef João Simões - Ex sous-chef José Cordeiro, Lisboa

Convidado especial: chef-pastelaria Francisco Gomes (sobremesa), Pastelaria Colonial, Barcelos e Algo by Colonial, Porto. 

 

 

Posts Relacionados :

Peixe em Lisboa 2014 incrementado

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:02



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Março 2014

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Comentários recentes

  • João Gonçalves

    "E, é claro, o Varanda do Ritz Four Seasons, de Li...

  • Duartecalf

    Se no ano passado íamos duplicar e não duplicámos,...

  • Miguel Pires

    Seria de bom tom, a alguém que tem uma opinião tão...

  • Miguel Pires

    Podemos sempre especular o que quisermos, como, po...

  • Anónimo

    Miguel,Neste momento já foram recebidos os convite...