Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Paulo Barata Instagram3

Eles já andam por aí. De ano para ano a família vai crescendo e culto do Sangue na Guelra propaga-se. Está tudo (quase) a postos para os jantares de domingo e segunda-feira - com lotação esgotada há muito, mas por enquanto é altura de visitar amigos e compinchas: o Feitoria de João Rodrigues (que participou na primeira edição SG) e a inevitável Taberna da Rua das Flores do Mestre André (Magalhães - na foto de cima).

 

 

Paulo Barata Instagram4

O mexicano Oswaldo Oliva, ex braço direito de Andoni Aduriz no Mugaritz a (a)provar um prego num restaurante de Lisboa (na verdade é um bitoque, mas tudo bem). Domingo é a vez dele virar o bico ao prego. 

Paulo Barata Instagram2

Outro ex-Mugaritz, ex-Viajante, leiriense e londrino. Enquanto o restaurante na capital inglesa não chega vai frequentando o dos outros. Leandro Carreira, graças ao Sangue na Guelra (e eventos paralelos) já passa mais tempo em Portugal do que o nosso ministro dos negócios estrangeiros.  

Paulo Barata Instagram

"Então é assim: queimas a couve durante 3 dias e deixas a fermentar debaixo de um balde de aparas de madeira de carvalho do pinhal de Leiria. Só destapas quando estiver cheio de formigas. Cagas nas formigas (ou envia-las para o Noma) e trituras a couve fermentada junto com o que tiveres à mão. Depois barras em pão de cerveja - se não a tiveres bebido antes - e já está". Não deve ter sido bem este o discurso de Leandro, ilustrado nesta foto, mas é o espirito da coisa que interessa ;). Isso e que a cavala seja linda...

Paulo Barata Instagram1.jpg

 

Mas hoje à tarde, no Peixe em Lisboa, o bando - junto com produtores e outros nossos conhecidos - vão estar em simpósio e esperamos que o auditório instalado no Terreiro do Paço se encha para os ver. É já daqui a pouco...

 

14h30 – 17h30 Apresentações

 

.Graça Saraiva– Ervas Finas, Vila Real. Um jardim de flores e ervas finas único num parque protegido de Portugal.

.Ann Kenny e Jean Paul Brigand – Lugar do Olhar Feliz, Alentejo. O maior pomar de citrinos da Europa.

.Chef Vincent Farges – Fortaleza do Guincho, 1* Michelin. Um especialista em citrinos.

. Avelino Ormonde – Produtor de vegetais autóctones da Ilha Terceira, Açores

. Chef Leonardo Pereira – Areias do Seixo, Santa Cruz.

. Nordic Food Lab – Noma, Copenhaga, Dinamarca. Investigação científica em gastronomia.

 

18h00-20h00 Showcooking dos chefs Sangue na Guelra. Tema: Ostra

 

Os chefes que participam nos jantares do Sangue na Guelra vão subir ao palco para cozinhar e falar sobre ostras  - num país como o nosso que produz mais do que consome. 

 

 

O Mesa Marcada associa-se (de novo) ao Sangue na Guelra, como media partner. 

 

Posts Relacionados:

Sangue na Guelra vítima do seu próprio sucesso

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:26


3 comentários

Sem imagem de perfil

De cozinheiro de primeira a 12.04.2015 às 10:44

O ano passado fizeram aqui um post a perguntar onde andavam os cozinheiros que não iam a estes eventos... Agora pergunto eu, querem.nos nestes eventos? Vim de longe para o congresso dos cozinheiros, gastei dinheiro, tempo e 2folgas para não perder este evento, pasmo em saber que o Peixe em Lisboa esta a acontecer ao mesmo tempo e que se prolonga pelos dias seguintes. Como posso estar presente em 2locais ao mesmo tempo?? Onde vou buscar orçamento para 2eventos em simultâneo, contando com bilhetes, deslocações e alimentação?? O anos tem 12meses e fazem 2eventos importantes nos mesmos dias? A ideia que fico é que um quis boicotar o outro...... Afinal os cozinheiros não são os únicos atores da cena gastronómica que precisam de dialogo e união!!

Uma ultima nota, salvo 3 ou 4 excepções vi muito poucos chefs consagrados no congresso... Já não são cozinheiros ou ganham mais no peixe em Lisboa?
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 12.04.2015 às 12:46

A sua observação é pertinente, embora não creia que um evento quis boicotar o outro. Segundo soube, a organização do Congresso dos Cozinheiros foi convidada a integrar o evento no World Food Tourism Summit que se realizou de 8 a 11 de Abril no Estoril. Calculo que os responsáveis pelo congresso tenham medido os prós e os contras dessa decisão, nomeadamente nos menores custos que a operação acarretava.

O que tenho mais dificuldade em entender é o porquê desta cimeira se realizar ao mesmo tempo que o Peixe em Lisboa, que há anos decorre nestas datas de Abril. Menos se percebe se se pensar que Cascais e Lisboa pertencem à mesma região de turismo. Não sei como foi a afluência à cimeira ou ao congresso, pois não tive oportunidade de me deslocar lá precisamente por estar no Peixe em Lisboa. Apenas posso dizer que nunca vi tanta gente nos primeiros dias deste último evento, como neste ano.
Sem imagem de perfil

De cozinheiro de primeira a 12.04.2015 às 13:05

Exacto! Eu venho de longe, queria muito ir aos 2 mas não consigo!
Optei pelo congresso, porque sou cozinheiro e acho que estamos num ponto em que é necessário a juventude se unir, o congresso estava bem composto, cheio em alguns momentos e teve apresentações muito boas! Impressionante a capacidade de comunicação do Kiko Martins e muito boas as apresentações dos mais jovens chefs. Mas mais que tudo gostei de ver a plateia com muitos jovens cozinheiros e jovens chefs orgulhosa dos seu pares e a tirar opiniões e vivências de entre todos.. sem aquele sentimento de ressabia e inveja que pairava noutros eventos com caras mais conhecidas e malta mais da antiga...
Esta geração tem um futuro enorme!!

Quanto ao peixe, gostava muito de ir mas não vou conseguir pelas razões que já frisei, fico triste principalmente por perder a apresentação do Roca. É normal que o Peixe esteja cheio, Lisboa está à pinha de turistas e todos os caminhos vão dar ao Terreiro do Paço.

Do ponto de vista externo, tantos eventos em simultâneo até podem ser bons, dá visibilidade e aponta os holofotes a Lisboa... Do ponto de vista interno é o que já vimos...

Comentar post



PUB



Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Abril 2015

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930

Comentários recentes

  • maria sou

    Uau!... Mas não gosto do nome. Está parecido com a...

  • João Faria

    Interessante análise e reflexão. Fiquei curioso em...

  • Adriano

    Miguel não me leves a mal este bocadinho de mau ol...

  • silva

    acho preço bastante caro, a não ser que as garra...

  • Artur Hermenegildo

    Ao que diz o Bloomberg, o Gaggan, nº7, irá fechar ...