Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




FullSizeRender.jpg

Uma visita rápida a Santarém levou-me a almoçar ao restaurante Ó Balcão, uma antiga taberna reinventada próxima da praça de touros. Rodrigo Castelo, proprietário e chefe de cozinha, é um autodidacta que aproveitou o despedimento na farmacêutica onde trabalhava para mudar o rumo à vida e concretizar um velho sonho de há muito.

 

 

Sim, já lemos vezes sem conta a história de pessoas que tinham jeito para umas petiscadas e que um dia resolveram abrir um restaurante - uns com sucesso, outros nem por isso; uns "ai valha-me Deus", outros "ainda bem que o fizeste". Rodrigo Castelo insere-se neste último grupo e, no extenso menu da taberna Ó Balcão, há um pouco de tudo e de todo o lado e, por isso, muito por onde escolher. Porém, o mais interessante é o facto de Castelo recuperar algum receituário regional e de ter querido trabalhar o produto local, do toiro bravo aos peixes do Tejo, o rio que banha a sua cidade. 

 

Uma boa parte dos seus pratos são pura cozinha de conforto e de petisco, que podiam ter saído dos tachos de mãe, pai, avô ou avó com mãos para o oficio. É o caso da e saborosa língua de vaca estufada, do pica-pau, da sopa de peixes do rio, dos croquetes, do arroz de cogumelos ou do rabo de boi estufado - uns com mais twist, outros com menos, todos com sabor e sem ou adulterações despropositadas. Todavia, o Rodrigo também gosta de navegar por outras águas e fá-lo bem. Por exemplo, o seu marinado de peixes e mariscos do rio, próximo de um ceviche, é de se tirar o chapéu, provando que o pescado de água doce, como a fataça ou o lúcio - ou ainda o lagostim -, tem sabor e uma textura interessante. Ou seja: quando devidamente trabalhado tem uma uma nobreza, que normalmente não lhe é atribuido. 

 

As sobremesas são o ponto mais fraco do restaurante e um ponto que pode (e deve) ser melhorado - aliás, o próprio cozinheiro admite que não é a sua praia . Ainda assim, foi possível apreciar uma óptima combinação de gelado de melão com compota de pimentos assados, dois produtos representativos da região - sobretudo o melão, que é congelado na época, quando está maduro, e utilizado até durar.  

 

No final, em conversa, Rodrigo Castelo contou que ia reduzir o extenso cardápio e introduzir ainda mais pratos de inspiração local e um menu de degustação que terá de ser reservado com antecedência. Quem ainda não conhece, faça o favor. Eu por mim, voltarei. De carro, de comboio ou de barco (ok, de barco talvez não). 

 

peixes marinados do rio.jpg

marinado de peixes e mariscos do rio 

IMG_5279.JPG

Pica-pau de toiro bravo de lide, uma carne que é maturada para ficar macia e que apresenta um sabor mais doce do que a de vaca. 

IMG_5296.JPG

Sopa de lúcio, fataça e lagostim engrossada com ovas de barbo. Tudo do rio. Tudo muito bom. 

IMG_5297.JPG

 Língua de vaca estufada, croquete de toiro bravo com mostarda, arroz de cogumelos, rabo de boi e gelado de melão com compota de pimentos assados. 

 

Contactos: Rua Pedro de Santarém 73, Santarém. Tel.:243 055 883. Horário: 2ª a Sáb., 11h - 24h

 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:55


2 comentários

Imagem de perfil

De Paulina Mata a 07.02.2016 às 13:12

Comi algumas destas coisas há tempos num jantar no Tivoli, e gostei bastante. Tenho muita curiosidade de lá ir.

É bom que surja gente assim, que faça um trabalho com paixão e vá por caminhos diferentes, com produtos e pratos para além do habitual. Trabalhos como este são muito importantes.
Sem imagem de perfil

De Miguel Laffan a 07.02.2016 às 18:56

O início de um caminho muito interessante para Portugal, aposto e gosto muito do Trabalho do Rodrigo e gostava ver mais regiões e cozinheiros a valorizarem as suas vilas e aldeias com a mesma coragem bom senso e humor como é o caso da Taberna Ó Balcão
Bravo amigo

Comentar post



Pub


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pub




Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Comentários recentes

  • Artur Hermenegildo

    Estive no Mesa de Lemos na 4ª feira passada, grand...

  • Adriano

    #offtopicEntão é um artigo, sobre a notícia que es...

  • Duartecalf

    Excelente notícia o regresso de Vincent Farges a P...

  • Anónimo

    Em fez de "amuse bouche", porque nao "entretem de ...

  • João Faria

    Quando o anúncio do guia chegar a Portugal - e acr...





Calendário

Fevereiro 2016

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
2829