Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Estádio de Alvalade.jpg

 

A Revista Time Out prepara-se para estender o conceito do Mercado da Ribeira ao estádio de Alvalade, ou mais concretamente à área de restauração da zona comercial Alvaláxia, soubemos de fonte segura ligada ao processo. Consta que se trata de uma estratégia definida pelo Sporting para evitar a saída de jovens promessas como João Mário, muito pretendido pelo Kardemir Demir Çelik Karabükspor, da Turquia.

 

 

Já há algum tempo que se especula sobre o interesse da revista em expandir-se, falando-se, inclusive, na hipótese de transformar o Mercado de Alvalade num projecto idêntico ao do mercado do Cais do Sodré, situação que agradaria muito ao director adjunto da publicação Ricardo Felner, que mora na vizinhança e por isso não se importaria nada que redacção da revista passasse igualmente para lá. Porém, perante o impasse nas negociações a administração da revista vê agora esta oportunidade mais para os lados do Campo Grande/Lumiar ("o Alvalade possível", como comentou alguém) como uma excelente hipótese de expandir o seu bem sucedido conceito de aglutinador gastronómico.

 

Para já ninguém ligado à Time Out quer comentar - até porque foi prometido ao editor que teria a notícia em primeira mão, mesmo que tivessem que a segurar durante uma semana, até à saída da próxima edição. Contudo, é possível adiantar que apesar do projecto estar numa fase embrionária e, por isso, pouco se saber sobre o caminho a seguir, é seguro que restaurantes "benfiquistas" como a Catedral da Cerveja, ou a 1300 Taberna, não terão lugar neste espaço, ao contrário de O Talho, de Kiko Martins, que será bem-vindo, "desde que não sirva carne de leão", adiantou a nossa fonte. Será que é aqui que o também proprietário da Cevicheria irá abrir finalmente o seu terceiro projecto, a Vegeteria? (bom, verduras é o que menos falta).

 

A concretizar-se esta hipótese, a zona em redor do estádio do Sporting vai transformar-se numa meca gastronómica. É que além da famosa Churrasqueira do Campo Grande (a preferida de Rui Patrício) e das roulottes de couratos (ou "pork skin food trucks", como serão rebaptizadas), vai nascer ali, também, no edifício da Meo, a Empadaria & Bocadillos Center by Chackall.

  

Confrontado com estas novidades, Duarte Calvão (sportinguista por defeito, mais do que por convicção), refere que o importante é deixarem "as regras do mercado funcionarem", mas lança o desafio: "tal como o Sporting era engraçado que os restaurantes fossem em grande parte de cozinha portuguesa e com jovens chefes À frente, sem medo de arriscar". Quanto ao projecto do conhecido animador de televisão e chefe argentino, o co-autor deste blogue afirma: "eh pá o Chackall até é um individuo porreiro e tem o direito de fazer o que bem entender, contudo, esses nomes todos em estrangeiro não fazem sentido". Chakall procurou fugir ao comentário mas depois de muita insistência nossa lá se pronunciou: "me gusta aqui, porque estoy adelante del estadio que me recuerda los azulejos de una cocina". E quanto à critica em relação ao nome? "Que tonteria. Que lo llamaría elle, 'casa de empadas e sandochas'?". Quem parece satisfeito é o chef da Tasca da Esquina Hugo Nascimento, que se manifestou já no Facebook (numa mensagem entretanto apagada pelo lóbi dos hamburgueres): " com turbante ou sem, tá-se bem. O importante é passar a mensagem: #chegadehamburgueres!".

 

Também se espera por ali uma filial dos Gin Lovers. Contudo, Miguel Somsen desmente: "ahahahaah, estão redondamente enganados: nem gin garden, nem negroni, sou do Belenenses", acrescentou Somsen, conhecido também por Ratzinger do gin tonic. Vamos acompanhar de perto o caso. 

 

Nota de 2 de Abril: esta foi a nossa mentirinha de 1 de Abril e veio no seguimento da tradição de anos anteriores. Como é hábito, nestas situações, há quem descubra o embuste à primeira, há quem fique desconfiado com a marosca, mas há também quem vá na conversa (e, consta, que até tenha ligado para a Time Out a reservar um espaço no novo mercado). Uma nota final: que o estádio  do Arq. Taveira faz lembrar os azulejos de uma cozinha, não é inteiramente mentira. 

 

Posts relacionados (i.e: posts do dia das mentiras de anos anteriores):

 

.  Adrià abre restaurante em Lisboa com David Jesus como chef residente

 . Ministro quer alterar a Francesinha para Portuguesinha e exportá-la

.  Aquário com atuns anões a grande atracção da nova cervejaria de Vítor Sobral

.  José Avillez apresenta cozinha levitante no Peixe em Lisboa

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 16:07


4 comentários

Imagem de perfil

De Paulina Mata a 01.04.2015 às 16:40

:))

Boas notícias!
Sem imagem de perfil

De Carlos Alexandre a 01.04.2015 às 17:28

Já estava na hora... porque o dia está quase a terminar!
Imagem de perfil

De Duarte Calvão a 01.04.2015 às 23:06

Como é habitual, as minhas fontes são bastante mais fiáveis do que as do Miguel Pires e asseguram-me que o projecto será no Estádio da Luz, como aliás se comprova pelo convite ao Chakall, já que o Benfica é especialista em contratar argentinos e sul-americanos em geral. E também, abrangendo a vertente dos craques balcânicos, lá estará Ljubomir Stanisic, tendo ainda a cozinha espanhola com lugar garantido. Portugueses é que nem vê-los, se quiserem vão mas é cozinhar para França ou Espanha. E já se sabe que quem não gostar será devidamente expulso do estádio para facilitar a vida aos cozinheiros benfiquistas. Então, é na Luz ou não é?
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 02.04.2015 às 02:17

É incrível o nível de ressabiamento. Tadinhos, nunca conseguiram superar o trauma do Euaébio ter preferido o Benfica ao Sporting, e a Tia Matilde ao Pinóquio :)

Comentar post



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Mesa Marcada apoia:


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Abril 2015

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930

Comentários recentes

  • Artur Hermenegildo

    Ao que diz o Bloomberg, o Gaggan, nº7, irá fechar ...

  • Duarte Calvão

    É curioso, não tinha noção de que o êxito do Henri...

  • Adriano

    Juntando os erros ortográficos que dou aos que o t...

  • Adriano

    Gosto bastante da comida do Sá Pessoa. Também é do...

  • Faz de Conta

    É bom "conhecer" quem admiramos pelo trabalho demo...