Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




FullSizeRender.jpg_2

 

A revista Time Out, concessionária do Mercado da Ribeira, em Lisboa, apresentou na segunda-feria, neste local, um espaço dedicado a aulas de cozinha. Segundo João Cepeda, director da revista e do mercado, o projecto estava previsto desde o inicio do mercado e era essencial em termos de posicionamento. "É o que nos vai distinguir de outros food hall do mundo", afirmou, referindo que o espaço servirá, igualmente, para "activar alguns conteúdos editoriais da revista", como provas, ou até mesmo os pratos que fotografam, "que vão passar a ser feitos aqui".

 

 

Contudo, a ideia existia mas faltava definir como iriam operar. "Sabemos fazer revistas mas não cozinha e por isso precisávamos de um curador para este espaço como se fosse um editor", referiu. É aqui que entra Rodrigo Meneses que “não é um chefe” mas é alguém que “sabe comunicar e fazer a conjugação entre os media e os chefes".

 

A ideia é que o profissionais de cozinha ligados aos restaurantes do mercado, ou até mesmo as lojas ali presentes, possam utilizar também o espaço para aulas, apresentações ou workshops. Para Rodrigo Meneses este papel não é propriamente uma novidade dada a experiência anterior num projecto com algumas semelhanças, o Kiss the Cook, na LX Factory.

 

FullSizeRender.jpg_1

Rodrigo, mostrou de facto o seu à vontade perante os vagamente disciplinados alunos de ocasião - os jornalistas e bloggers presentes na apresentação do espaço - que tiveram de meter as mãos na massa e preparar os seus próprios acepipes. ("Deixa-me lá fotografar o teu prato, que o meu não ficou lá muito bem", parece querer dizer nesta foto a até então prestigiada jornalista do Público, Alexandra Prado Coelho).   

 

Aliviado por ninguém se ter cortado, ou incendiado o Mercado da Ribeira, o ex-participante da primeira edição do MasterChef e do programa “Gosto de Portugal” (24 Kitchen), revelou algumas ideias. Para já estão em soft open mas ainda este mês querem ter algumas actividades e workshops a operar.

 

Uma das ideias de Rodrigo é a de recuperar as sessões da hora de almoço e de jantar (como chegou a fazer no Kiss the Cook) em que os participantes têm a aula, confeccionam e fazem a refeição com o que realizaram, acompanhada de um copo de vinho.

 

O espaço permite até um máximo de 22 participantes agrupados em volta de uma ilha de bancadas com um total de 6 placas de vitrocerâmica. Em termos de preços as aulas/almoço, mais simples do que as da noite e previstas para demorar cerca de 40 minutos, vão custar 23€, enquanto que as do jantar, mais alongadas, custarão 35€. 

 

Rodrigo quer ainda fazer uma ligação com as bancas do mercado antigo (aqueles que ficaram na parte adjacente à praça de restauração), levando lá os participantes das aulas da manhã de modo a poderem ter um contacto mais próximo com os ingredientes que depois irão utilizar. É claro que o espaço será também rentabilizado com o aluguer para eventos de empresas, aniversários, etc, com programas adaptados dentro do conceito definido.

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:43



Pub


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pub




Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Comentários recentes

  • Artur Hermenegildo

    Estive no Mesa de Lemos na 4ª feira passada, grand...

  • Adriano

    #offtopicEntão é um artigo, sobre a notícia que es...

  • Duartecalf

    Excelente notícia o regresso de Vincent Farges a P...

  • Anónimo

    Em fez de "amuse bouche", porque nao "entretem de ...

  • João Faria

    Quando o anúncio do guia chegar a Portugal - e acr...





Calendário

Julho 2015

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031