Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Três iniciativas a não perder

por Duarte Calvão, em 04.12.16

 

Um fim de tarde cheio de azeites amanhã em Lisboa

O jornalismo gastronómico está cada vez melhor em Portugal e raro é o meio em que não vão surgindo bons trabalhos sobre o assunto, quer por jornalistas generalistas quer por especializados. Entre estes, há nomes mais experientes e credíveis e Edgardo Pacheco, que actualmente oficia no Correio da Manhã, no Jornal de Negócios e na CMTV (programa “Prato da Casa”, que nunca consigo ver porque o meu operador, Vodafone, não há meio de disponibilizar o canal), é sem dúvida um dos mais sólidos e interessantes. Açoriano, filho de agricultor, ele dá uma atenção especial aos óptimos produtos que temos em Portugal, infelizmente nem sempre bem tratados e conhecidos, contactando com o mesmo à vontade quem pratica cozinhas mais tradicionais ou mais modernas. Assim é que deve ser.

 

Edgardo Pacheco, entre os produtos sobre os quais tem grandes conhecimentos, destacou o azeite, um dos que melhor nos representa e que, a par do vinho, maior evolução teve nos últimos anos. Percebendo que continua a haver um grande desconhecimento entre nós sobre o assunto, lançou agora o guia “Os 100 Melhores Azeites de Portugal” (ed. Lua de Papel, 22 euros), com fotografias de Jorge Simão e prefácio do Prof. José Gouveia, um dos melhores especialistas mundiais na matéria, responsável pela formação de inúmeras pessoas, entre as quais o autor, que com ele fez diversos cursos.

 

O livro é extremamente útil não só para orientar boas compras (há mesmo um “Top 10”), mas também para nos ajudar a conhecer as características do azeite, como se prova, ao que se deve dar atenção, as variedades de azeitonas, a rotulagem, as regiões e os produtores, incluindo ainda “dicas” sobre a utilização culinária de cada um e 25 receitas de 25 chefes bem conhecidos. O lançamento é amanhã, segunda-feira, em Lisboa, às 19h, na KUC Kitchens, na Trav. da Fábrica dos Pentes, 8 (ao lado do Jardim das Amoreiras), com apresentação de João Paulo Martins, outro nome bem conhecido e credível no que a provas diz respeito, sobretudo no mundo dos vinhos, seguindo-se uma masterclass de mais um grande especialista em azeite, o produtor transmontano Francisco Pavão. Absolutamente imprescindível.

 

pjimage.jpg

 

Diogo Rocha e Vincent Farges na reabertura do Mesa de Lemos

Quem também lançou um livro foi o chefe Diogo Rocha, do Mesa de Lemos, em Silgueiros (Viseu), intitulado “Hoje Diogo Rocha”, que ainda não tive oportunidade de ler. Mas penso que vou ter oportunidade de pelo menos o folhear já nesta quarta-feira, no jantar que o chefe vai fazer em conjunto com Vincent Farges, ex-chefe da Fortaleza do Guincho que após uma breve passagem por um resort nas Caraíbas decidiu em boa hora retornar a este país onde faz tanta falta, preparando-se para abrir um restaurante no Chiado (não, não vai para o Tavares, como se chegou a rumorejar por aí), rodeado por bons nomes na equipa de cozinha e de sala.


Estou cheio de curiosidade em ver como Vincent Farges vai tratar os produtos locais e de conhecer este restaurante, que, pelas fotografias e pelos relatos de gente de confiança, não só é muito bonito como oferece uma cozinha interessantíssima. Uma boa oportunidade para ver a evolução de Diogo Rocha, cuja carreira tenho acompanhado de forma muito esporádica, mas sempre com a melhor das impressões. Para reservas: tel. 961 158 503 ou reservas@mesadelemos.com

 

 

Visitar um convento gastronómico

Há tradições que devem ser sempre cultivadas e uma delas é a venda de Natal do Convento dos Cardaes, em Lisboa (Rua do Século, nº 123), cujas receitas revertem para a manutenção deste magnífico exemplar do barroco que temos no coração da cidade e para a extraordinária obra social que levam a cabo, sobretudo no apoio a meninas e mulheres portadoras de deficiências. Além das óptimas compotas (compro para o ano todo), doces, chutneys e biscoitos, há muitos outros produtos e ainda um brunch entre as 12.30h e as 17h e chá entre as 15.30h e as 19h. Aos fins de semana, até dia 18 de Dezembro.

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 11:50


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Duartecalf a 05.12.2016 às 10:53

Excelente notícia o regresso de Vincent Farges a Portugal. Caraíbas era de facto muito pouco para a qualidade deste cozinheiro.

E o Convento dos Cardaes merece todo o destaque, não só tem produtos de ótima qualidade, como tem uma função social importantíssima.
Sem imagem de perfil

De Artur Hermenegildo a 06.12.2016 às 11:27

Estive no Mesa de Lemos na 4ª feira passada, grande jantar.

Comentar post



Pub


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pub


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Dezembro 2016

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Comentários recentes