Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Um restaurante assim, só em Nova Iorque

por Miguel Pires, em 04.03.14

 

Há mais de dez anos que não vinha a Nova Iorque e talvez por isso tinha esquecido de como aqui, além de confluírem pessoas de todo o mundo (entre os que já são locais e os que o são por uns dias) o espírito é descontraído e a conversa fluí com uma enorme facilidade.

.

Há uns dias o Frederico Ribeiro - sub-chefe no Per Se de Thomas Keller (3 estrelas Michelin) - levou-me ao Spotted Pig, o restaurante da chefe inglesa April Bloomfield, que tem como sócio o famoso músico rapper local Jay Z. Já me tinham falado da informalidade deste gastro-pub mas nunca pensei que pudesse ter um ambiente assim. Não é fácil conseguir uma mesa, mas há sempre um canto ao balcão, ou um recanto junto aos postes, que acomoda mais um. Também não é fácil, para quem não está nas mesas, fazer-se notar. Os empregados simplesmente não abundam embora, quando vêm finalmente ao nosso encontro,desfazem-se em desculpas, sempre num tom bem disposto. Mário Batali está numa mesa a menos de 5 metros de nós, mas podia ser o Robert de Niro. Estamos em Nova Iorque, portanto. Todos falam com todos, todos flirtam com todos e ouve-se "baby" para cá, "honey" para lá, a rodos.

 

o famoso chefe das crocs laranja, Mario Batali, apanhado pelo paparazzi do Mesa Marcada 

torrada de fígado de galinha

As primeiras entradas foram comidas num desses cinco centímetros quadrados de balcão. Soberba e gulosa, a torrada de fígado de galinha (embora num registo diferente, fez-me lembrar a mandarina de Heston Blumenthal); muito bons, os rolinhos de arenque avinagrados com sour cream; e correctos os legumes em pickle. Depois, já numa mesa apertada, dividimos um dos best sellers da casa, o hamburger grelhado no carvão, que é servido num pão fofo, tipo brioche, também grelhado, com queijo rocquefort de qualidade (ao lado) e uma batatas fritas de chorar. É verdade que este prato custa 20 dólares, mas assim vale bem a pena! (Não há cá excessos de gordura associadas para dar sabor e horas de digestão mal feita). A registar ainda uma óptima salada de época com parmesão ralado e uma indulgente bola de berlim/donut recheada com creme de baunilha a terminar.

 

 

rolinho de arenque 

burger & fries  

 

Pelo meio ainda se 'pica' do prato de batatas fritas do lado e ouve-se um piropo da outra vizinha, que tão ébria como o namorado, deixa sair um "aproveita bem porque nunca na tua vida voltarás a estar tão perto de mim". Há muito que não me divertia tanto num ambiente tão descontraído e com óptima comida. A conta? Com uma boa cerveja artesanal e um café: 50 dolares (36 euros). Ah, só um pormenor: o Spotted Pig tem uma estrela Michelin.

.

Contactos: Spotted Pig, 314 W 11th St, Nova Iorque; tel:+1 212-620-0393 ; Horários : 3f a domingo, 12.00h/02.00h

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:17



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Mesa Marcada - Os 12 Pratos do Trimestre


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Março 2014

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Comentários recentes

  • Miguel Pires

    Tem calma, Adriano. O Yeatman ganhou no ano passad...

  • Miguel Pires

    Recebemos o comunicado ontem e ia fazer um apontam...

  • Miguel Pires

    Mais de 50% do tráfego de ontem para este blogue ...

  • Carlos Alexandre

    Recorde-se que o Bistro 100 Maneiras ganhou o maio...

  • Adriano

    Infelizmente conheço mal o "panorama". Mas acho qu...