Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

 

 

Olá.

 

Permitam-me que me apresente...  Alexandra Forbes, jornalista comilona.

 

Primeiramente, aviso logo que sou brasileira, e que portanto os meus posts por aqui irão requerer um tantinho de esforço de compreensão, às vezes. Mas mesmo que o meu português e o de vocês soem muito diferentes, falamos neste blog, creio, a mesma língua. Quero dizer que eu penso e respiro temas ligados à boa mesa. Vivo disso, amo isso e não canso nunca de escrever sobre isso. Pretendo aparecer aqui no Mesa Marcada de vez em quando para contar um pouquinho do que vejo e degusto em minhas viagens pulando de mesa em mesa.

 

Espero que essas mesas não parecem muito distantes ou desinteressantes para vocês portugueses (há neste espaço quem se importe com um chef brilhante que cozinha 700 quilômetros ao norte de Estocolmo?  Espero que sim).

 

Peço que tenham paciência enquanto procuro ajustar o tom e o conteúdo, e que sintam-se à vontade para darem pitacos e pedirem dicas. Quanto mais troca houver, melhor será para ambas as partes.

 

Por hoje, é só. Quero dizer que sinto-me honrada em ser a nova integrante deste time de craques. Sinto que vou me divertir muito, mesmo quando discordarmos (por falar nisso, Duarte, se você descreve algumas das perguntas feitas a Ferran Adrià na TV brasileira como "pouco pertinentes" eu vou mais longe e digo que achei muitas delas bobas, arrastadas e cansadas, ainda bem que Adrià fala bem mesmo quando os entrevistadores tropeçam).

 

E deixo vocês com links para alguns escritos meus recentes no jornal onde sou colunista, a Folha de São Paulo, para que conheçam um pouquinho melhor o que faço e de onde venho....

 

 

A infernal modinha dos hambúrgueres "gourmets"

Meus 10 restaurantes favoritos de 2013

Diga-me o que instagrameias e te direi quem és

Do lixo ao menu: a nova cozinha "da raiz ao caule"

Brooklyn, nova capital gastronômica

Os 10 melhores restaurantes de São Paulo para estrangeiros

Restaurante Amass, em Copenhague: mais do que excelente

Roberta Sudbrack, a maior chef do Rio de Janeiro, lança livro pop

 

 


Eu mergulhando de cabeça na sobremesa do Geist, em Copenhague: amor ao ofício

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:45


21 comentários

Sem imagem de perfil

De João Pratas a 26.01.2014 às 21:32

Excelente aquisição para o blog!
Acompanho a Alexandra Forbes desde o Boa Vida, e depois na Folha de São Paulo.
Parabéns!
Imagem de perfil

De Duarte Calvão a 27.01.2014 às 00:17

Olá, Alexandra. Obrigado por ter atravessado o Atlântico para enriquecer este blogue, que também passa a ser seu. Todos nós temos muito a aprender consigo, em qualquer mesa do planeta. Começando por querer saber como é que uma "jornalista comilona" consegue ser tão elegante...(deixe lá as perguntas ao Adrià, que de facto não foram, de modo geral, brilhantes, mas, como você diz, a entrevista valeu pelas respostas).
Sem imagem de perfil

De José Tomaz de Mello Breyner a 27.01.2014 às 11:41

Olá Alexandra

Seja bem vinda a esta mesa marcada, e é com muito gosto que agora irei também ler aqui as suas crónicas.

Duarte e Miguel, GRANDE contratação esta

Abraço

Zé Tomaz
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 27.01.2014 às 12:57

Quando surgiu a hipótese da Alexandra colaborar com o Mesa Marcada, nem hesitámos: tratámos dos detalhes e combinámos mais ou menos uma data para a sua primeira aparição. Era suposto fazermos um primeiro post a apresentá-la, com alguma pompa que a ocasião merecia. Mas a Alexandra é bem “desencanada” e pregou-nos esta agradável partida: apresentou-se a ela mesmo. ☺

“Postei agora, em pleno domingo quando ninguém lê blog algum, meu post de estreia, para que passasse relativamente desapercebido, porque queria que vcs dois dessem uma olhada e me dissessem se está ok.” , escreveu-nos a Alexandra, ontem, num email.

(Claro que o seu post passou despercebido, Alê. Esta semana - domingo incluído - tivemos a maior audiência de sempre, por causa da cerimónia e do anúncio dos Preferidos do Mesa Marcada :)

Bom, só para completar o seu perfil, e sem qualquer tipo de graxa: a Alexandra Forbes é, sem dúvidas, uma das mais importantes e influentes jornalistas do circuito mundial da gastronomia (sim, isto é como no ténis, há um circuito mundial - só que em vez de raquete empunha-se o garfo). Os seus escritos, crónicas e opiniões estão publicadas um pouco por todo o lado - da Folha de São Paulo à GQ Brasil, da Eater à Fool – e sempre num estilo muito próprio, independente e pessoal.

De tudo o que li da Alexandra, não esqueço um post que escreveu quando esteve com um restrito grupo de chefs, num dos primeiros Cook it Raw, na Lapónia (creio). O tão esperado primeiro livro de René Redzepi, “Noma - Time and Place in Nordic Cuisine”, tinha acabado de ser impresso e o dinamarquês tinha-o com ele. A Alexandra pediu-lho emprestado e, enquanto todos descansavam, leu-o e rapidamente escreveu um post bem completo sobre ele. A Alexandra, com quem tenho tido oportunidade de privar nos últimos anos (sim, eu já consegui ultrapassar a fase de apanha bolas do circuito), gosta de boa vida. Contudo, já por várias vezes reparei que, enquanto muitos preguiçam, a Alexandra trabalha.

Bem-vinda a esta mesa. Sirva-se. E sirva-nos.
Imagem de perfil

De Alexandra Forbes a 27.01.2014 às 13:04

Miguel, Miguel, assim você me deixa sem graça! A você e ao Duarte só posso agradecer a calorosíssima acolhida. De novo: sinto-me honrada de juntar-me a esse time.
João, José Tomaz, obrigada, feliz de saber que tenho leitores de longa data como vocês acompanhando-me por aqui.

E eis aqui o link para o post que você citou, Miguel: um dos mais sentimentais de que me lembro, talvez por isso tenha ficado na sua memória... http://boavidablog.blogspot.ca/2010/09/noma-time-and-place-in-nordic-cuisine.html
Sem imagem de perfil

De DS a 27.01.2014 às 13:40

Bem vinda Alexandra. Mais um bom motivo para nos sentarmos à Mesa Marcada.
Sem imagem de perfil

De Hugo Jorge a 27.01.2014 às 14:26

Agora é que não vão dar hipótese nenhuma! Grande "contratação", a Alexandra Forbes, leio desde o Boa Vida, até cheguei a querer fazer um por cá
Sem imagem de perfil

De Isabel Oliveira a 27.01.2014 às 14:48


Vou ter o maior prazer em lê-la.
Há muito que sigo o seu trabalho e encanta-me a leveza séria da sua prosa.
Sem imagem de perfil

De Mary Valeriano a 27.01.2014 às 16:34

Seguir Alexandra è mole não! Ela esta em todos os cantos, mas è tão prazeroso que to juntinho lendo, me divertindo e aprendendo.
Adoooooro.
Sem imagem de perfil

De Gabriela Ruiz a 27.01.2014 às 16:35

Bemvinda Alexandra, gosto das dicas, vou ter atenção!

Comentar post


Pág. 1/2



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Janeiro 2014

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031

Comentários recentes

  • João Gonçalves

    "E, é claro, o Varanda do Ritz Four Seasons, de Li...

  • Duartecalf

    Se no ano passado íamos duplicar e não duplicámos,...

  • Miguel Pires

    Seria de bom tom, a alguém que tem uma opinião tão...

  • Miguel Pires

    Podemos sempre especular o que quisermos, como, po...

  • Anónimo

    Miguel,Neste momento já foram recebidos os convite...