Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




 

VincentFarges.jpg

 

É um clássico no inicio de cada ano (ou no final do anterior) e no período da rentrée (após o Verão) falar-se dos novos restaurantes que estarão para abrir. E um dos mais aguardados, em Lisboa, é o novo projecto do chefe Vincent Farges, no Chiado. Em Janeiro, na Fugas (Público), falava-se que a abertura estava prevista para o 1º trimestre e, na semana passada, a Time Out anunciava a inauguração para o inicio de Outubro. Contudo, nem uma nem outra dava grande informação sobre o nome ou o sobre o que será o novo restaurante (a Time Out referia apenas que Farges “fará alta cozinha na mesma linha do que fazia no Fortaleza do Guincho, de onde saiu em 2015”).

 

 

Hoje, meio ao acaso, deparei-me com uma entrevista que o chefe francês deu recentemente ao blogue da Bluthaup e resolvi contactá-lo (o restaurante será no local onde foi o showroom desta marca de cozinhas e o sócio, Pedro Mendonça, é um dos representantes da mesma em Portugal). Porém, antes de adiantar os pormenores interessantes da conversa que tivemos, traduzo abaixo a pergunta/resposta mais relevante dessa entrevista. Aquela que levanta o véu sobre o que será o novo restaurante do chefe francês:

 

O espaço

 

 "Este novo restaurante será um espaço onde as pessoas apreciarão, não apenas uma experiência gastronómica de alto nível, mas igualmente um momento inesquecível. O espaço foi desenhado por um dos arquitectos portugueses de maior prestigio na área (N.R. Guedes Cruz Arquitetos). Trata-se de um lugar maravilhoso que combina elementos contemporâneos com uma parede de azulejos do século dezoito e uma vista de Lisboa e de rio de tirar a respiração".

 

Sobre o Serviço 

 

O serviço, liderado por Inácio Loureiro (N.R. o escanção que veio igualmente do Guincho), conhecido em Portugal como um dos melhores na sua área, particularmente em termos de vinhos, será altamente exigente mas ao mesmo tempo discreto. Não haverá lugar a códigos de serviço formais. Preferimos receber os nossos clientes com simplicidade num ambiente acolhedor e tranquilo, mas que não deixará de ser, também, altamente profissional."

 

O tipo de cozinha 

 

"A cozinha será refinada e a chave natural da nossa busca será a qualidade e a frescura dos nossos produtos. Felizmente, para nós e para os nossos clientes, teremos um menu curto que será mudado com frequência”.

 

Os atrasos, a abertura (na 2ª quinzena de Outubro) e o nome

 

Já na conversa que tivemos ao telefone, Vincent Farges começou por nos adiantar que os atrasos se deveram a várias situações ligadas com o facto de estarem num prédio classificado e com habitações em cima e em baixo. Por exemplo, o chefe francês frisou, que quando foram de retirar todas os revestimentos se depararam com o espaço em piores condições do que aquelas que esperavam. Por isso, toda esta complexidade, os reforços na estrutura (o peso de uma cozinha de restaurante não é propriamente o mesmo de uma de casa), autorizações, etc têm vindo a adiar a abertura, que agora, segundo ele, estará prevista “para a segunda quinzena de Outubro”. Farges tem vindo a testar algumas ideias e pratos no outro showroom da Bluthaup, nas Amoreiras e tem noção que não terá tempo para grandes testes na nova cozinha dado que uma vez que esta esteja pronta quer abrir o mais rápido possível e sem grande soft opening.

 

Em relação ao nome, por questões estratégicas, Farges continua a não querer revelá-lo. A ideia é que assim o mesmo tenha um maior impacto quando for divulgado. Porém, adianta: “o restaurante será parte de uma marca mais completa”.

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:52



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

PUB


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Setembro 2017

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Comentários recentes

  • Duarte Calvão

    Julgo que sim. No final do post há um link que rem...

  • João Almeida

    Duarte,E quem pode participar? Porque é que é só p...

  • João Gonçalves

    Muito interessante. Reconheço que me sinto ignoran...

  • Anónimo

    Só para esclarecer que este comentário é meu. Artu...

  • Marcus

    Esperimente passá-las em farinha de arroz. Elas fi...