Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Vistas - e que vistas!

por Paulina Mata, em 05.07.14

 

Um convite para ir ao restaurante Vistas no Monte Rei Golf & Country Club deixou-me curiosa. Ainda mais quando lá cheguei… Um espaço enorme, com pouca densidade habitacional onde quem procura contacto com a natureza, descanso e privacidade o encontra certamente. Chegámos já bem tarde, de modo que a descoberta só aconteceu realmente de manhã, com repousantes vistas e um óptimo pequeno-almoço no terraço, a que se seguiu uma visita guiada aos campos de golfe Jack Nicklaus, considerado uma obra prima, e classificado entre os dez melhores campos da Europa Continental.

Foto DAQUI

Mas a minha curiosidade só a pude satisfazer à noite, durante um jantar noutra varanda, em que o som de fundo era o da água destas fontes.

O chefe Jaime Perez trabalhou com Ferran Adriá no El Bulli, além disso trabalhou também com Carlos Abellan, Sergi Arola, Pedro Subjiana e Oriol Balaguer. Estava curiosa de ver como integrava essa experiência e as exigências de dirigir os restaurantes do Monte Rei, onde tem que trabalhar para uma clientela exigente, com várias culturas gastronómicas e portanto com uma panóplia de gostos diferentes. Mais, em que certamente muitas das pessoas estão ali não pelos seus interesses gastronómicos, mas porque gostam de golfe e estão alojados no Monte Rei por alguns dias, mas que querem um bom jantar. Foi com esta curiosidade que me sentei à mesa para uma óptima refeição.

Piña Colada

Esferificação de Queijo Mozzarella com Óleo de Manjericão

Um granizado de ananás muito fresco, com uma espuma de coco e por cima uma esfera de rum que rebentava na boca, mas em que o rum, apesar de líquido, estava um pouco mais espesso, pelo que cobria a língua durante mais tempo, combinando-se com os outros sabores. A acompanhar, uma esfera de queijo mozzarella líquido. Uma entrada que reflectia bem o percurso anterior de Jaime Perez.

Seguiram-se:

Tártaro de Atum, Gelado de Wasabi e Dois Molhos – Soja e Maracujá

Muito leve e fresco. O gelado de wasabi, em que este se sentia sem ser excessivo, e que não era doce, dava um apontamento de frescura muito interessante e com o molho espesso de soja remetia para uma gastronomia oriental.

Caviar Beluga, Puré de Couve-flor, Batata e Ovo de Codorniz

Vinha acompanhado com Blinis e Vodka. Excelente. E apesar da riqueza dos outros ingredientes, a humilde batata não ficou apagada. Eram tão boas! Não sei de onde vêm, mas o sabor era cheio de personalidade, e aguentou-se muito bem ali ao lado do nobre e imponente ingrediente.

Miolo de Sapateira com Manga, Maracujá e Legumes Bebé

O que envolve o miolo da sapateira são fatias finas de manga, o maracujá presente, mas discreto, o montinho que quase parece á direita é o interior de tomate, com a sua riqueza de sabor umami.

Seguiram-se os pratos principais, clássicos, bons e consensuais

Lavagante Assado, Molho Termidor e Tagliatelle de Feijão-verde

Bife de Vazia Angus, Batata Caseira e Molho Bearnês

Finalmente para sobremesa.

Cerejas do Fundão Salteadas com Baunilha e Gelado de Natas com Sultanas

Simples, muito agradável e um bom remate para uma refeição tão rica de sabores.

Curiosidade satisfeita, posso dizer que o menu incluía componentes mais vanguardistas (como a piña colada inicial) e algumas combinações de sabores, mas também pratos mais consensuais e que satisfazem os paladares mais exigentes. Um óptimo jantar num contexto ambiental privilegiado.

Ah! Já  esquecia  os  petit-four no final da refeição.

Tenho que confessar que já não consegui provar todos. Mas os dois que provei eram excelentes - os mini cones de gelado e os espetos com um cilindro de melão coberto com chocolate preto. Estes últimos muito originais. E eu até nem gosto de melão… mas comia vários noutra situação.

 

Contactos:

Sítio do Pocinho, Sesmarias

8901-907 Vila Nova de cacela

telefone - +351 281 950 950

www.monterei.com

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:36



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Julho 2014

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Comentários recentes

  • Paulina Mata

    Continuação da resposta... (2)Não há evidencias qu...

  • Paulina Mata

    Continuação da resposta... (1)É verdade que alguma...

  • Paulina Mata

    Duarte, há algum tempo que lhe queria responder ma...

  • Miguel Pires

    Oops, já corrigido. Agradeço o reparo.

  • Martinho Cruz

    Tudo bem. Vega “Cecília” é que me ultrapassa.....