Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Como habitualmente, no final do anúncio da lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo, houve correria para o palco para os cumprimentos, fotos e entrevistas. Como o chefe do restaurante vencedor daria uma conferência de imprensa dali a minutos, o agora número dois, Joan Roca, foi o mais requisitado. Confesso que sou mais de conversar do que de entrevistas, mas ainda assim fui ouvir a reacção de Joan Roca, a quente. Aqui vai então a transcrição dos breves 6 minutos de conversa...
.
Entrevista a Joan Roca momentos após a divulgação dos resultados
 
Está manhã, ao pequeno almoço (na sessão que o Turismo da Costa Brava promove habitualmente num hotel de Londres), mostrou números impressionantes sobre o período que se seguiu ao anúncio do Celler de Can Roca como N°1 da lista do The World's 50 Best Restaurants. E agora que voltam ao 2° lugar, o que acha que vai mudar? 
 
Não creio que vá mudar muito. Vai mudar, provavelmente, o número de entrevistas que damos...
 
E isso é bom ou mau?
 
Não, está bem. Para nós atender a comunicação social é algo que fazemos com agrado e pensamos que é muito importante para defender, já não tanto o nosso trabalho, mas mais o nosso território. E provavelmente isso mudará um pouco porque não é o mesmo estar em primeiro ou estar em segundo, é óbvio. Mas da nossa parte seguiremos com a mesma força, com o mesmo magnetismo que tínhamos antes. 
 
Pensa que quando regressar agora a Girona vai ter uma multidão a esperá-lo, como no ano passado? 
 
Não (sorrisos), não creio. Não é necessário 
 
Fiquei impressionado com toda aquela multidão...
 
Bem, sabíamos que isso podia acontecer. Ou não. Estamos muito satisfeitos com o que vivemos e com o que estamos ainda vivendo. 
 
E sente um certo alívio...decepção?
 
Nem por isso. Continuamos aí . Há muitos movimentos nesta lista. Podíamos ir de primeiro até lá muito atrás e seguimos como número 2. A lista não mudou muito, nos lugares cimeiros. Estamos muito contentes na mesma.
 
E o que pensa desta lista agora que já não é número 1? 
 
Pois está muito bem. Está lista segue sendo um termómetro da gastronomia mundial. A temperatura volta a subir a norte, volta a subir em Copenhaga e isso é fantástico. É um grande restaurante, é um grande projecto gastronómico é um grande cozinheiro, por isso desejo-lhes felicidades. 
Havia muitos jornalistas para recolher informações e por isso o tempo de entrevista era curto e não dava para fugir muito ao tema do momento.
 
O Balanço do ano e os novos projectos do Celler de Can Roca 
 
No entanto na manhã do evento, no pequeno almoço que o Turismo da Costa Brava ofereceu à imprensa, os irmãos fizeram o balanço do ano e falaram sobre novos  projectos. 
Joan Roca em discurso directo: 
"Este foi um grande ano, um ano mágico, um ano especial, um sonho. Como vivemos este ano intenso:
.Fizemos 348 000 km, o equivalente a nove vezes a volta ao mundo. Estivemos em 19 países, em congressos e eventos de todo o tipo, tentando assumir essa responsabilidade (a de número 1 e de embaixadores da região). Tentámos passar o máximo tempo em todos os eventos que nos solicitaram enquanto, ao mesmo tempo, tentámos estar no restaurante o mais tempo possível.
.Preparámos 340 mil pratos no restaurante, dos quais 62 foram novas criações, o que mostra que o processo criativo não foi interrompido, antes pelo contrário. Atendemos 22680 clientes ( entre 63 mil pedidos por email e 58 mil telefonemas) que vieram de 54 países distintos, sendo que 40 por cento eram da Catalunha. 
. Na nossa adega passámos de1600 para 3360 referências. Aumentamos bastante a nossa carta porque queríamos ter várias verticais dos melhores vinhos de Espanha e apoiar produtores a fazerem vinhos mais arriscados, sem sulfitos, mais naturais.
 
. Durante o ano, entre os três irmãos, atendemos 1230 meios de comunicação 
No entanto...
no restaurante dos nossos pais o menu continua a custar o mesmos 10 euros que custava. Eles dizem que os seus clientes não tem culpa do nosso sucesso. 
.
Nem só de gestão do sucesso viveu o Celler de Can Roca 
"Temos trabalhado directamente com um botânico e a partir da sua catalogação - em que lugares, zonas e momento da temporada (flores, ervas, folhas, grãos ) - passámos a incorporar 300 ervas da região nos nossos pratos. 
Continuamos a dar aulas na escola local onde estudámos e incluímos o curso de gastronomia na Universidade da Catalunha, além de colaborações com a Universidade de Harvard e com o Basque culinary Center" 
.
Os irmãos Roca explicaram ainda que não haverá outros Celler de Can Roca mas, tal como no ano passado, vão voltar a passar uma temporada na América Latina.
"Fechamos em Girona a 31 julho e estaremos até 6 Setembro a fazer a nossa cozinha com a nossa equipa e uma série de cozinheiros locais em várias cidades: Monterrey  (México), Medellin (Colômbia) e Lima (Peru) - onde faremos 50 almoços e 50 jantares. "
Já no final do pequeno almoço Joan fechou a conferência de imprensa dizendo: "a nossa cozinha de vanguarda é herdeira da nossa cozinha tradicional. Por isso apoiamos a candidatura da cozinha basca a património imaterial da humanidade da Unesco". 
Todos os chefes espanhóis que se deslocaram a Londres marcaram presença neste evento e no final houve a foto colectiva da praxe. Como me dizia Quique Dacosta: "não precisamos de estar todos de acordo mas é importante estarmos unidos. Além disso somos amigos". Na foto: Josean ALija (Nerua), Joan Roca, Eneko Atza (Azurmendi), Quique Dacosta (Restaurante Quique Dacosta), Josep Roca, Elena Arzak (Arzak) e Andoni Aduriz (Mugaritz). 
.

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 08:50



PUB


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira os premiados e as listas...



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub





Calendário

Maio 2014

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Comentários recentes

  • Paulo

    Não se aborreça Miguel. As redes sociais são impla...

  • Paulo

    Não conhecendo os motivos do encerramento, se calh...

  • joana

    sardinhanalfabeto!

  • Duartecalf

    Concordo Miguel, e os novos restaurantes do Diogo ...

  • Miguel Pires

    Espero que seja o segundo caso. Seria um desperdíc...