Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Carta de Intenções

por Mesa Marcada, em 01.06.09


As razões para a criação deste blog são simples de apresentar, já que nós, os autores, estamos há vários anos ligados à gastronomia e vinhos, quer como amadores entusiastas quer profissionalmente. O Mesa Marcada é assim um desenvolvimento natural do nosso trabalho, com a vantagem de, dadas as características deste meio de comunicação, estarmos mais à vontade no número e género de assuntos que iremos abordar, bem como na ausência de limitações de espaço e grafismo a que a Imprensa obriga. No entanto, iremos sempre utilizar os mesmos princípios com que escrevemos noutros meios de comunicação.


Apesar de partilharmos desta visão, cada um de nós tem pontos de vista próprios e cada post é apenas da responsabilidade do seu autor. E que ninguém estranhe que, talvez até sobre o mesmo tema, haja diferentes abordagens e conclusões. Tanto mais que é nossa intenção convidar, de tempos a tempos, outras pessoas a escreverem aqui sem regularidade definida.


Alguns dos textos que aqui vão ser publicados serão originais, outros serão fruto de colaborações que cada um de nós tem noutros suportes.


Uma palavra final de agradecimento ao gastrodesigner Luís Alvoeiro, a quem devemos o grafismo do Mesa Marcada (com foto de Nuno Correia). Esperemos que gostem e aguardamos os vossos comentários. 

 
 
Duarte Calvão
Miguel Pires

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:18


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Nuno Pinheiro a 06.01.2012 às 14:36

Boa tarde,

Gostaria que me contactassem para saber informações sobre o vosso blog, como se processa a visita aos restaurantes e as reportagens.

Aguardo resposta
Obrigado
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 06.01.2012 às 17:49

Caro Nuno

No meu caso (e penso que no caso do Duarte também não será muito diferente), sou eu que escolho os lugares sobre os quais quero escrever uma critica gastronómica. O restaurante é normalmente marcado por uma pessoa que me acompanha ou, no caso de ser eu, com outro nome. E, no final, pago a conta.

Salvo raras excepções não escrevo critica gastronómica sobre restaurantes que vou a convite. Quando isso acontece, no fim do texto (ou mesmo no meio) deixo a indicação que fui a convite de y ou x.

As reportagens que faço podem ser sugeridas por mim a um meio de comunicação social ou o contrário.

Também acontece, um restaurante, um produtor de vinhos, um órgão de turismo, uma agência de comunicação, etc , convidar-me para visitar um determinado sitio, normalmente incluído num grupo de jornalistas. Em qualquer um dos casos, como freelancer, a última palavra em relação a aceitar esse convite ou ao que vou ou não escrever é minha (existem muitas apresentações a que vou e que acabo por não escrever nada - porque não foi oportuno, porque não se justificou, etc ). É claro que os editores dos jornais e revistas para os quais colaboro têm a liberdade de editar o texto e fazer pequenas alterações sem que isso retire o sentido ao mesmo (por exemplo, na Wine , é comum a entrada - o texto que antecede o texto principal - e e uma boa parte dos títulos serem escritos pelo editor).

Políticas de ofertas: aceito o envio de amostras de prova (vinhos, azeites, outros produtos alimentares) ou até mesmo pequenos presentes - mas sem qualquer condição ou obrigatoriedade de escrever sobre eles.
Quando o faço normalmente deixo implícito que foi uma oferta.

Nota: Tento sempre responder a todos os convites que me fazem por email mas por vezes, pode acontecer escapar-me um ou outro. Já em relação aos press releases só respondo se necessitar de mais informações.

Penso que em geral é isto.

O meu contacto (email) está disponível no meu perfil da barra lateral.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Veja as listas completas aqui



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Calendário

Junho 2009

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930

Comentários recentes

  • Anónimo

    obrigado joao

  • Anónimo

    Tanta coisa e afinal a montanha pariu um rato. O a...

  • Anónimo

    "Será pelo ordenado, pelos horários? “É um pouco d...

  • Miguel Pires

    Claro que sim, tem toda a razão. É o problema de e...

  • Diogo Sanches Pereira

    Há que enaltecer e destacar as mulheres que têm um...