Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




 

 

 

Fim de semana de Páscoa com muita gente em trânsito, uma sugestão em Évora, cidade de forte tradição gastronómica. Esqueça desta vez o Fialho, a Tasquinha do Oliveira e outros clássicos da cidade (ou da região) onde se continua a dominar a arte de bem fazer e bem servir. Propomos-lhe antes o Sabores do Alentejo, um restaurante de ambiente mais requintado e sossegado onde os produtos e princípios da gastronomia tradicional são valorizados e apresentados de uma forma menos óbvia, sob o comando e talento do Chefe António Nobre. Recomendo a polvo salteado em azeite e alho, tomate assado com orégãos e batata nova, ou o cachaço de porco - que fica noite e dia a cozer lentamente, a baixas temperaturas, para que a carne suculenta se possa  desfazer na boca por entre uma garfada de migas de espargos). Para terminar, há uma tarte de feijão branco com laranjas da Vidigueira.

 

Com o Rui Falcão também em viagem recorro ao seu Guia de Vinhos 2010, donde retirei a nota de prova do blog 2006 (já que estamos num), um vinho que acompanhará bem um prato com alguma gordura como o do cachaço de porco: “(...) tinto de corpo avantajado e estrutura firme, porte atlético, taninos austeros e fruta sóbria (...). Austero mas elegante, poderoso mas supinamente equilibrado, fresco e revigorante, termina longo e sereno, amplo e profundo”

 

Hotel M’Ar de Ar Muralhas (antigo Hotel da Cartuxa), Travessa da Palmeira 4/6 - Évora ; Telef: 266739300

Leia ainda:

publicado às 13:26


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pesquisar

  Pesquisar no Blog