Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




(foto da sala do Noma tirada por mim, em Fevereiro) 


A lista dá pelo nome, "TheSanPellegrino World's 50 BestRestaurants" e os resultados anunciados ontem confirmam o Noma como nº1 do mundo. No entanto, pouco tempo depois foi divulgada a lista dos 100 melhores e a grande novidade para Portugal é a inclusão, em 79º, do Vila Joya, no Algarve. 

 

 

 Chef Dieter Koschina do Vila Joya (Foto: Vasco Célio/F32)

 

 

Ainda em termos de proximidade (cultural e geográfica) destaque para Espanha, com a subida ao 2º lugar do El Celler de Can Roca, dos irmãos Roca (4º em 2010) e ao 3º lugar, do Mugaritz, de Andoni Aduriz (5º em 2010), ambos aproveitando a saida esperada da lista, do El Bulli (2º em 2010 e 1º em várias das edições anteriores). 

 

De salientar ainda a relevância que o Brasil (leia-se, São Paulo) começa a ter nesta lista. O DOM  de Alex Atala, ascendeu ao 7º lugar (uma subida de 11 lugares) enquanto que o Fasano e o Mani entraram na lista (pela primeira vez, creio) nas posições 59 e 74, respectivamente.  

 

 

Sobre os bastidores desta iniciativa já aqui tinha deixado um post sobre este artigo do New York Times. Sobre o Noma, o Duarte Calvão esteve lá no ano passado e escreveu uma critica para o Público e que também publicámos aqui. Também na Wine deste mês saiu um texto meu sobre o jantar (e a visita a Copenhaga) que lá tive em 15 de Fevereiro. Por último, ainda sobre esse jantar, o ponto de vista e as reflexões de Paulina Mata no Forum Nova Critica, aqui.

Leia ainda:

publicado às 13:22


1 comentário

Sem imagem de perfil

De joão - flavors and senses a 25.04.2011 às 14:35

boas miguel,

Se não me engano o villa joya ficou em 79º.

abraço

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pesquisar

  Pesquisar no Blog