Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Há quatro anos que o crítico espanhol Carlos Maribona, do jornal ABC e do influente blog Salsa de Chiles, acompanha a evolução de alguns dos mais conhecidos restaurantes de Lisboa. Mais uma vez esteve por cá por ocasião do Peixe em Lisboa e fez várias visitas a restaurantes, que descreve neste post. À medida que em Portugal a crítica gastronómica séria vai diminuindo, análises como as de Maribona ganham cada vez maior relevância.

Leia ainda:

publicado às 14:55


1 comentário

Sem imagem de perfil

De PaixãodaSilva a 28.04.2011 às 02:30

Penso que em relação ao assunto existem 1 ponto chave,

Uma coisa é a critica, outra a reportagem...

Vejo fazer-se muita reportagem sobre restaurantes, mas pouca crítica, qualquer jornalista sem conhecimentos gastronómicos chega a um restaurante, a convite ou não, tira uma fotos, conta a história e pública, nada contra.
O problema a meu ver, e como profissional, é que o que a Massa vê é a reportagem e a reportagem tem fins publicitários para ambas as partes, não separa o trigo do joio.

Queria apenas acrescentar que a critica gastronómica nunca pode ser totalmente imparcial, pois se um critico o pode ser com o serviço, decoração, ambiente e tempos é impossível que o seja no gosto, porque o gosto de cada um é único, o gosto está ligado a uma série de sensações passadas, a outros sentidos, à memória, por isso aquilo que para mim pode ser soberbo, para outros pode ser apenas mediano...

Ps. Comecei nisto da cozinha com 14 anos, há já pouco mais de uma década, mas cada dia que passo sou mais apaixonado por isto, e todos os dias tento que quem trabalha comigo o seja... O maior prazer que tenho na vida é tratar um produto com carinho e ver, que quem o comeu se sentiu feliz e satisfeito, afinal isto é uma profissão mágica, e o melhor de tudo é que ainda me pagam para fazer isto.. não é fantástico?

Cumprimentos


Cumprimentos

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pesquisar

  Pesquisar no Blog