Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Há quatro anos que o crítico espanhol Carlos Maribona, do jornal ABC e do influente blog Salsa de Chiles, acompanha a evolução de alguns dos mais conhecidos restaurantes de Lisboa. Mais uma vez esteve por cá por ocasião do Peixe em Lisboa e fez várias visitas a restaurantes, que descreve neste post. À medida que em Portugal a crítica gastronómica séria vai diminuindo, análises como as de Maribona ganham cada vez maior relevância.

Leia ainda:

publicado às 14:55


20 comentários

Imagem de perfil

De Miguel Pires a 29.04.2011 às 02:49

Uma critica é uma coisa, uma reportagem é outra, de acordo. No entanto, por vezes, podem misturar-se ambas . O trabalho que fiz sobre o Noma para a Wine foi um misto de reportagem e de critica. E atenção: uma reportagem, mesmo quando é feita no seguimento de um convite (como é uma prática comum na imprensa, mas que por acaso não foi o que aconteceu nesta viagem à Dinamarca, cujas despesas foram inteiramente suportadas pela revista e por mim) não tem fins publicitários. Se tiver não é uma reportagem mas sim, quanto muito, uma publi-reportagem ou uma redacção publicitária, o que são coisas diferentes.

Fazer critica é emitir opiniões e as opiniões têm uma componente muito subjectiva que tem a ver com experiencias, conhecimentos, emoções, etc. Mesmo quando se analisam aspectos mais objectivos, como a qualidade do produto ou a técnica aplicada num determinado prato, por exemplo, existe sempre uma certa carga subjectiva.

Comentar post



Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pesquisar

  Pesquisar no Blog