Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




A morte de um amigo

por Duarte Calvão, em 29.04.11

Morreu David Lopes Ramos, nosso amigo, de cada um dos três elementos do Mesa Marcada, e o melhor crítico e jornalista de gastronomia que já conheci. Estivemos sentados à mesma mesa dezenas e dezenas de vezes, centenas talvez, e não me lembro de uma única vez em que a sua companhia não fosse agradável, a sua conversa não fosse interessante e em que eu não tivesse aprendido algo com a sua enorme cultura e sobretudo com uma maneira de ser única, de uma afabilidade e simplicidade que cativava toda a gente. Foi das primeiras pessoas que conheci no "meio" da gastronomia e vinhos e, apesar de sermos "concorrentes" (ele no Público, jornal que ajudou a fundar, eu então no Diário de Notícias) nunca houve a menor nuvem entre nós. Pelo contrário, ajudou-me sempre a tentar ser melhor, a procurar ser mais rigoroso, a não seguir maus exemplos. Assim como fez comigo, fazia com toda a gente que procurava praticar a profiissão de jornalista com dignidade (na gastronomia ou noutra área) e nunca, rigorosamente nunca, ouvi alguém ter uma má palavra sobre ele. Sentirei a sua falta para sempre, porque há pessoas que são realmente insubstituíveis. Vou recordá-lo, e isso traz-me algum consolo, como alguém que viveu bem a sua vida, que tinha uma família que adorava, inúmeros amigos, que deixa escritas páginas que serão uma referência permanente para todos nós. Vou recordá-lo com a alegria que ele merece.

(Foto: Revista de Vinhos)

Leia ainda:

publicado às 10:14


3 comentários

Imagem de perfil

De Alda Telles a 30.04.2011 às 23:34

Duarte, gostei da tua homenagem ao David. Muito importante essa ideia que aqui deixaste da sua generosidade, para toda a gente e sobretudo para os colegas/concorrentes.
Que o seu exemplo sirva de inspiração para as novas gerações de jornalistas e críticos de gastronomia.

Comentar post



Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pesquisar

  Pesquisar no Blog