Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Leituras obrigatórias

por Duarte Calvão, em 08.08.11

Imprescindíveis, como sempre, as reflexões de Carlos Maribona, no Salsa de Chiles, neste post sobre o encerramento do El Bulli, e neste outro sobre o encerramento do Príncipe de Viana, um clássico de Madrid com muito apreciadores em Portugal. Parece que a praga da "informalidade" nos restaurantes também alastra por lá...

Leia ainda:

publicado às 22:21


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Sacoor Brother a 09.08.2011 às 11:05

Praga porquê?
Como em todos os mercados, quem manda é o consumidor. Se o o consumidor se cansou de formalidades e "mise en scènes" bacocas e começa a valorizar essa tal de informalidade, o mercado tem que se adaptar.
A refeição é e deve ser uma ocasião de comunhão, de partilha, de descontração e de diversão. E não me parece que informalidade seja sinónimo de pior cozinha.
Penso eu de que...
Imagem de perfil

De Duarte Calvão a 09.08.2011 às 12:38

Respondo aos dois com este parágrafo do post de Carlos Maribona. Ninguém, aliás, está a falar de "pior cozinha", mas sim de uma espécie de obrigatoriedade em todos serem "informais", com empregados a apresentarem-se dizendo "Olá, eu sou o João" e coisas no género. Aqui fica o destaque:
"Me decía hace unos meses Ferrán Adriá que el modelo de restaurante que hemos conocido hasta la fecha está condenado a desaparecer. Pero me resisto a creerlo. Está bien esa ola de informalidad que nos invade. Las barras, las tapas, los sitios "baratos" (ya saben que me resisto a utilizar el horrible palabro). Todo ello resulta divertido y se adapta bien a los nuevos tiempos. Pero grandes capitales como Madrid necesitan esos grandes establecimientos "burgueses" donde se cuidan al máximo los detalles, donde el servicio es impecable, y donde la cocina se mueve entre el clasicismo y la tradición. Donde la mayor "creatividad" es añadirle bogavante al bacalao ajoarriero. No podemos dejar que la crisis se lleve por delante este modelo del que Príncipe de Viana era uno de los mejores exponentes. Como lo es en Barcelona, DROLMA, cuyo cierre se anuncia también para después del verano, un tema del que ya nos ocuparemos y que representa otra triste noticia. Está bien esa informalidad de la que les hablaba, pero a todos nos gusta, de vez en cuando, darnos un homenaje en un ambiente de lujo. Defendamos este modelo."

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pesquisar

  Pesquisar no Blog