Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Gastro-rolantes

por Miguel Pires, em 21.08.11

 

Chamam-lhes food trucks, gourmet trucks, mobile kitchens, ou mobile canteens e surgiram nos últimos anos em cidades como Nova Yorque ou Los Angeles. A novidade não está propriamente no veiculo em si - sempre houve roulotes ou carrinhas ambulantes mas normalmente associados à venda de fast food e de outros tiros no colestral - mas no upgrade gastronómico mesmo quando se trata de vender hamburgers. Não se pense que é apenas uma forma de certos entusiastas amadores em mudança de vida (voluntária ou forçada - a propósito, leiam este artigo sobre mudar de profissão) entrarem no negócio da restauração. São vários os empresários e Chefs do meio que aderiram. Uns mais por convicção, outros como salvação. Em todo o caso é uma forma de criar expandir ou dar a volta a um negócio que foi afectado pela crise (perda de clientes e custos de rendas enormes). E o fenómeno parece multiplicar-se dado o sucesso, comprovado pelas enormes filas e alimentado pela divulgação em redes sociais como o twitter ou o facebook - apontadas como as grandes razões de sucesso do negócio.

 

Dada a crise que estamos a atravessar será que a moda pega por cá (ou alguém pega na moda)? ou cá é mais h3 em centro comercial?

Aos interessados, façam o favor de ler aqui e aqui

 

 

Leia ainda:

publicado às 23:52


8 comentários

Imagem de perfil

De Miguel Pires a 23.08.2011 às 03:26

Aqui ficam alguns bitaites (sem grande reflexão): Não vejo porque não há-de resultar: o nosso clima é mais favorável do que o de NY ; andamos mais tesos do que eles; somos deslumbrados com termos como 'gourmet', 'saldos' e 'barato' e temos o bom exemplo dos cachorros do Guincho :)

Defina um conceito e um posicionamento que se distinga da concorrência. Dê uma volta pelo Estádio da Luz ou pelo o outro campo da bola que fica quase em frente e observe a turma do courato (mais do que não seja para ver como não se faz - a menos que queira vender mais do mesmo). Se é amador bom... o melhor é aconselhar-se também com alguém que esteja no negócio da restauração e, já agora, também convem perceber um bocadinho de negócios em geral :)

Autorizações. É só 'googlar' um bocadinho. Em Lisboa é capaz de encontrar respostas aqui: http://atendimentovirtual.cm-lisboa.pt/Paginas/faqs13.aspx

Comentar post



Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pesquisar

  Pesquisar no Blog