Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Cozinha Mexicana genuína na Bica do Sapato

por Miguel Pires, em 08.10.11

A minha ignorância sobre cozinha mexicana ia pouco mais alem do que uns pratos chili com carne, burritos ou enchiladas. Mesmo estes, que julgava populares neste país da América Central, são, não verdade, mais  tipo fast food tex-mex do que verdadeira cozinha mexicana. Por isso foi com alguma expectativa que participei num dos jantares que a Chef Mari Carmen Sáenz tem vindo a realizar em Portugal (primeiro no Porto e, esta semana, em Lisboa). Não saí especialista mas saí rendido.

 

Primeiro, com a causa: a recente classificação da cozinha tradicional mexicana – cultura comunitária, ancestral e viva – como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO foi um passo importante para a valorização de uma cultura com características únicas, o que tem ajudado a fixar populações nas comunidades rurais, evitando um êxodo ainda maior em direcção às sobrelotadas periferias das cidades do país.

 

Segundo, com a variedade de propostas confeccionadas a partir de elementos básicos como o milho, feijão, malagueta, abóbora e tomate, bem como uma variedade de outros legumes . Gostei particularmente do cuitlacoche (também conhecido por trufa mexicana), um fungo que ataca o milho e que em português se designa como carvão do milho. 

 

E por último fiquei ainda rendido com a qualidade da confecção dos pratos regionais que experimentámos. Pratos com alma e sabores complexos e de apresentação simples.

 

 Tostadas com guacamole

 

Sopa de feijão preto

 

abacate receado com cuitlacoche e molho de queijo


tamal costeño


lombo de novilho com molho de chipotle

 

Hoje realiza-se o último jantar de Mari Carmen Sáenz na Bica do Sapato (tel: 218810320 /917615065), em Lisboa. Quem ainda for a tempo, não perca esta oportunidade. Se as fotos (que não estão grande coisa) e o que escrevi não vos convencer leiam os pormenores neste artigo que a Alexandra Prado Coelho, presente no mesmo jantar, escreveu no Life&Style do Público online.  Quem desejar aprender os segredos desta cozinha pode também participar no workshop que a Chef mexicana vai realizar na próxima 2F, dia 10, na Cozinhomania, também em Lisboa.

Leia ainda:

publicado às 17:01


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pesquisar

  Pesquisar no Blog