Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Gastrónomos internacionais vêm provar Portugal

por Duarte Calvão, em 03.11.11

 

Começa hoje com um almoço de cataplana no hotel Altis, preparada pelos chefes José Cordeiro e Bertílio Gomes, um Encontro Internacional de Gastronomia que trará a Lisboa, até domingo, 60 membros da Academia Internacional de Gastronomia, presidida por José Bento dos Santos. O encontro é organizado pela Academia Portuguesa de Gastronomia e, além tratar dos assuntos próprios da entidade, pretende mostrar algo do que melhor temos na área de gastronomia e vinhos. De destacar a realização da Assembleia-Geral da Academia Ibero-Americana, que é constituída pelas academias de Portugal, Brasil, Espanha, Peru, México, Chile e Argentina. Quanto ao programa gastronómico, ele prossegue logo à noite com um jantar com "o melhor marisco do mundo" preparado pelo chefe Vítor Sobral, a quem "emprestaram" o Tivoli Terraço para receber os académicos.

Amanhã de manhã, no Altis, há conferências, com Rafael Anson, da Academia Espanhola, a falar de Turismo Gastronómico, José Bento dos Santos sobre o programa Prove Portugal, organizado pelo Turismo de Portugal, e o especialista em comunicação e imagem Carlos Coelho a explicar que "Portugal é de se comer". Segue-se almoço no Eleven preparado pelos chefes Joachim Koerper e Albano Lourenço e à noite, no Museu dos Coches, as academias portuguesa e espanhola assinam um convénio para desenvolverem a gastronomia ibérica no mundo, salvaguardando a identidade de cada país. O jantar de gala no museu é da autoria de José Avillez e está prevista a presença do ministro da Economia. Antes, de tarde, nos Paços do Concelho, haverá uma apresentação de José Bento dos Santos em que se conjugará a música de Chopin com vinho do Porto. Os "trabalhos" terminam no domingo com um almoço na Fortaleza do Guincho preparado por Vincent Farges. Tudo isto será acompanhado por vinhos de alguns dos melhores produtores portugueses, casos da Sogrape, Anselmo Mendes, Luís Pato, Poças, Lavradores da Feitoria, Niepoort, Symington, Sogevinus, Vallado, Noval, Vale Meão, Calém, Quinta de la Rosa, entre outros.

Leia ainda:

publicado às 13:30


2 comentários

Sem imagem de perfil

De luis a 03.11.2011 às 15:39

Bos notícias para nós, embora não necessariamente para os convidados internacionais — que terão de ouvir, coitados, o Carlos Coelho.
Sem imagem de perfil

De Alexandre Silva a 03.11.2011 às 22:48

Gosto! Espero que traga algo muito positivo ao nosso País (estou convencido que sim). Os Cozinheiros são à altura tudo ai correr bem.

Comentar post



Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pesquisar

  Pesquisar no Blog