Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Lisboa recebe grandes chefes Relais & Châteaux

por Duarte Calvão, em 12.11.11

Quem na próxima terça-feira de manhã cedo for ao Mercado da Ribeira, não deve ficar espantado se se cruzar com nomes consagrados da cozinha mundial como os chefes Michel Guérard, Georges Blanc, Régis Marcon, Jean-Michel Lorain, Gérald Passédat, Michel Troisgros ou Sébastien Bras (filho e continuador de Michel Bras). É que eles e outros chefes internacionais de grande prestígio, num total de 60, vão estar em Lisboa a partir de amanhã para participarem no 37º Congresso Internacional da Relais & Châteaux, e a visita ao mercado lisboeta faz parte de um programa intenso que termina na quarta-feira. No mercado, além de tomarem um pequeno-almoço “típico” num dos cafés das traseiras, ouvirão o presidente da Academia Internacional de Gastronomia, José Bentos dos Santos, falar-lhes de peixe, conservas de peixe e sustentabilidade.
O congresso, cujos trabalhos vão decorrer no Pátio da Galé, no Terreiro do Paço, começa amanhã com um jantar volante em que as equipas das unidades portuguesas que fazem parte da Relais & Châteaux (Quinta das Lágrimas, Quinta da Romaneira, Casa Velha do Palheiro, Casa da Calçada, Vila Monte, Fortaleza do Guincho e Eleven) vão servir especialidades bem conhecidas dos portugueses, alguns com variações introduzidas pelos respectivos chefes, como leitão da Bairrada, empada de galinha de Beja, arroz de lingueirão, peixe ao sal, sardinhas assadas com quinoa e caril de Madras, cataplana de camarão com chutney de malaguetas e manga, com molho de coco, tripas à moda do Porto, bacalhau com broa de milho, espetada regional com bolo de caco e manteiga de alho, mini-filetes de peixe-espada preto, filete de raia em caldeirada e porco preto à portuguesa. Na segunda-feira, Joachim Koerper, que é Grand Chef Relais & Châteaux, receberá os chefes para um jantar de cataplana no Eleven.
Além dos chefes, virão a Lisboa muitos hoteleiros, num total de cerca de 600 pessoas, que nestes dias terão também um variado programa para descobrir um pouco da nossa gastronomia e da nossa cultura e património. De parabéns está Mário Morais, director do Grupo Lágrimas e administrador da Relais & Châteaux, que conseguiu trazer gente tão ilustre até nós.

Leia ainda:

publicado às 19:35


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pesquisar

  Pesquisar no Blog