Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




(clicar na imagem para aceder à apresentação da reportagem)

 

Passa hoje por volta das 20.45h, na TVI, uma reportagem sobre o peixe português, intitulada: "O Melhor Peixe do Mundo". Para além dos testemunhos de figuras portuguesas do mundo da gastronomia (do nosso Duarte Calvão ao vendedor do conceito, José Bento dos Santos), Paulo Salvador foi aos Estados Unidos e recolheu o testemunho de alguns chefes de topo. O título e o tom da auto-promoção é demasiado propagandístico para o meu gosto mas tal como aconteceu com esta reportagem sobre o festival do Vila Joya, Paulo Salvador é um jornalista que já deu provas de fazer bons trabalhos sobre o assunto. A não perder. 

 

Este post foi editado no dia 12 Janeiro para colocar o link da reportagem que entretanto foi disponibilizada online (aqui)

Leia ainda:

publicado às 16:25


14 comentários

Imagem de perfil

De Miguel Pires a 10.01.2012 às 02:55

Acabei de ver a reportagem e gostei do trabalho do Paulo Salvador. O jornalista da TVI não se ficou pelos testemunhos mais institucionais ou das partes interessadas no negócio. Fez-se à estrada (ou ao mar, neste caso) e foi recolher testemunhos de um investigador ligado à universidade (supostamente isento) e, também, de quem trabalha no dia a dia a matéria prima: os chefes de cozinha.
Para contrabalançar o natural fervor patriótico de certos testemunhos, e dar maior credibilidade ao tema, procurou o testemunho de chefes/restaurantes estrangeiros de renome mundial, como Eric Ripert do Le Bernardin (3 estrelas em Nova Iorque) ou do chefe executivo do Per Se, de Thomas Keller . Ainda neste campo Vincent Farges , da Fortaleza do Guincho, um chef muito respeitado por cá, fez também apologia do peixe da nossa costa, tal como um vendedor de um supermercado importante de Madrid. Mas o que tornou ainda tudo mais convincente foram as imagens dos belíssimos exemplares de peixes que mostrou - e olhem que eu que já estive num daqueles lugares (lota de Sagres) com uma daquelas pessoas (Pedro Bastos). Definitivamente o peixe da nossa costa é de excelente qualidade. Se é o melhor do mundo, isso já é mais uma questão de marketing.
Parabéns, caro Paulo.
Sem imagem de perfil

De Miguel Andrade a 10.01.2012 às 10:12

Gostei da reportagem e da forma como o Paulo a conduziu.

Contudo, gostava de referir algumas coisas em relação à reportagem:

1) Pena que só agora o país esteja a acordar para a agricultura e para a pesca. ("Mais vale tarde do que nunca"). Uma das maiores riquezas da economia portuguesa está na pesca e na agricultura e não (como quiseram alimentar e copiar) nos serviços.
2)É lamentável as condições actuais dos pescadores. Apesar de se dizer que a pesca é artesanal e, por isso, é melhor, é pena que grande parte dos lucros vai para as empresas que exportam e muito pouco ou quase nada vai para os pescadores. As condições que vivem os pescadores ainda são degradantes.
3)Só espero que a afirmação do mercado da pesca do peixe português, a nível mundial, não interfira nos preços praticados a nível nacional.
4)Deve existir maior fiscalização nos mares portugueses para que outros países não venham capturar em grande massa nos nossos mares.

Comentar post



Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pesquisar

  Pesquisar no Blog