Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




No mesmo espírito que o levou a considerar a exportação do pastel de nata como um desígnio nacional, o Ministro da Economia, Álvaro Pereira, pretende agora pegar no conceito da francesinha e exportá-lo. No entanto quer mudar-lhe o nome para Portuguesinha. Parece que um assessor lembrou-o de que a popular iguaria nortenha era uma inspiração na tosta francesa, Croque-monsieur. Contudo isso não demoveu o Ministro. Segundo informações a que o Mesa Marcada teve acesso, o Ministro ripostou, com o seu tom de voz inspirador, que "até é capaz de ser verdade mas que a nossa versão é mais rica e por isso já é mais nossa do que a deles". Sendo assim, continuou que não deveríamos estar a promover o nome gaulês "mas sim o nosso", para concluir com um argumento arrasador: "se na altura da Guerra do Golfo os americanos mudaram o nome das french fries para freedom fries faz todo o sentido que nós façamos o mesmo". O Ministro propõe ainda que a receita seja aligeirada e melhorada por questões de imagem e de saúde. Segundo uma fonte do Ministério já foi feita a encomenda, a conhecido Chef português, por ajuste directo, de uma versão "com gamba de Espinho incrementada, ovo quase biológico e em que o molho não ultrapasse os 600 ml" 

 

proposta de portuguesinha encomendada pelo Ministro Álvaro Pereira 

 

Ao que parece, a norte, a ideia não está a ser muito bem recebida. "Era só o que faltava. Então agora que eu comecei a vender francesinhas vem este ministro estrangeirado querer alterar-lhe o nome? nós cá em cima não vamos tolerar tal coisa" referiu-nos um Chef do Porto que não se quis identificar mas que tem um restaurante no último andar num prédio de habitação na Cedofeita e que deixou o seu grito de alerta dado a conhecer na última entrega de prémios da Revista de Vinhos: "Pooooooortooooo!". Outra voz discordante do norte, que também preferiu não se identificar (mas cujo o nome vem de Serra e acaba em "ão") e que agora é critico gastronómico, comentou-nos o caso: "isso é mais uma tentativa para dar o campeonato ao Benfica! Mas o norte não ide ceder nessa trambóia!"

 

Mas o Ministro parece determinado e consta que já contactou o seu amigo Nando para criar um 'corner' na sua popular cadeia de chicken piri-piri, Nando's. O Mesa Marcada questionou o responsável da cadeia de fast food de inspiração lusa, que foi muito breve na resposta: "Minister who? portug... what? No comments". 

 

Ficamos a aguardar o desenvolvimento dos acontecimentos. Esperamos que seja antes da resolução do campeonato para que não existam segundas leituras quanto às intenções.

 

Nota de 2 de Abril: como muitos deram conta esta noticia foi o nosso contributo habitual (como no passado, aqui e aqui) para o dia das mentiras. No entanto, como alguém me disse: "mais camarão incrementado, menos camarão incrementado é mentira mas podia ser verdade". Quanto ao post da Paulina (abaixo) só mesmo ela poderá confirmar...

Leia ainda:

publicado às 12:46


1 comentário

Sem imagem de perfil

De resumo de ofertas a 12.04.2012 às 20:16

Muito legal o seu blog, está de parabéns. Resume as melhores ofertas!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pesquisar

  Pesquisar no Blog