Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Prova de conservas no Peixe em Lisboa

por Miguel Pires, em 13.04.12

 

 Hoje  às 15h vou estar a coordenar uma prova de conservas de peixe. No seguimento do debate que fizemos no ano passado, propus à organização que voltássemos ao tema nesta edição do Peixe em Lisboa . Desta vez optámos por fazer uma prova com um júri que as irá classificar de acordo com as suas preferências tendo em conta determinados parâmetros (aspecto, aroma, sabor) definidos numa ficha de prova. Haverá duas provas comparativas: uma de sardinha em azeite e outra de filetes de cavala em azeite. Haverá ainda uma terceira prova de outras conservas. Neste caso não se pretende fazer uma comparação (porque são todas diferentes) mas sim avaliar cada uma por si só de forma a mostrar uma maior variedade de produtos.

 

Por último, o André Magalhães irá fazer uma demonstração de petiscos com estes produtos além de que irá mostrar como é que se pode fazer uma conserva em casa. Apareçam 

 

 

 

P.S. não esquecer, também, que às 19h há a apresentação de um dos principais Chefs de vanguarda do mundo, o basco  Andoni Luis Aduriz, do restaurante Mugaritz 

Leia ainda:

publicado às 11:10


7 comentários

Sem imagem de perfil

De José Tomaz de Mello Breyner a 16.04.2012 às 09:04

http://forum.revistadevinhos.iol.pt/viewtopic.php?f=6&t=2985 Já lá andei também
Sem imagem de perfil

De Maria do Carmo Almeida a 16.04.2012 às 10:51

Venha de lá esse resultado!
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 16.04.2012 às 12:36

Peço desculpa pelo atraso na publicação dos resultados. Prometo fazê-lo entre hoje e amanhã
Sem imagem de perfil

De Conservas Nero a 17.04.2012 às 23:46

Assistimos a esta prova, a curiosidade era muita e acções destas são na nossa opinião, muito necessárias. Ainda há espaço para evoluir, nomeadamente transmitir ao consumidor os diferentes tipos de produção (cru ou pré-cozido) de apresentação (enlatado em branco ou em azul), nas cavalas que normalmente são sardas como distinguir? mesmo em filetes e pelo aroma saber diferenciar se o peixe foi pescado pela rede ou por arrasto, o azeite como molho de cobertura, qual o ideal? Conhecendo basicamente estes parâmetros é fácil fazer uma avaliação. Durante a prova ouvimos comentários do tipo: há conservas que não resultam apesar de inovadoras não vale a pena insistir. Pois bem não sabemos a que conservas alguns membros do júri se referiam, de nossa parte apenas queremos dizer que nenhum desses senhores conhece os nossos números, como tem evoluído a venda de determinada inovação como o peixe espada preto em conserva, nem conhecem as possibilidades de crescimento na exportação, desconhecem como publicações japonesas já falaram nesta conserva portuguesa nunca anteriormente fabricada. Lamentamos não agradar o gosto do ilustre júri, também a nossa estratégia não passa por aí mas sim fazer evoluir o nosso conhecimento centenário nesta industria por isso vamos continuar a lançar no mercado novos produtos como o que apresentamos no sábado passado na Sala Ogival do Terreiro do Paço com a presença do Senhor Secretário de Estado do Mar e outros altos cargos do Ministério, as anchovas em vinho moscatel do Douro, que já estão a ser plagiadas por italianos pois tem recebido altos elogios de grandes conhecedores de gastronomia. - José Nero.
Sem imagem de perfil

De Maria Helena a 20.04.2012 às 15:35

A população de sardas é menor que a da cavala. Aliás, já fechou a captura da sarda. A captura da cavala para a indústria conserveira e/ou congelação tem, por exigência legal, de ser com a arte do cerco (frescura Extra) e não deve ser arrasto.
Esta prova é uma forma de promover as nossas conservas porque as integram no mainstream gastronómico e é uma mais-valia incalculável.
As conservas Catraio retomaram uma tradição de enorme valor e faço votos sinceros para que retomem a posse da grande referência que foram.
Sem imagem de perfil

De Conservas Nero a 20.04.2012 às 23:23

Estamos a trabalhar para isso, retomar a posse de grande referência, obrigado pelos seus sinceros votos Maria Helena.
Imagem de perfil

De Artur Hermenegildo a 17.04.2012 às 10:47

A propósito, gostava de recordar aqui uma pequena troca de ideias sobre conservas há um ano no Fórum Nova Crítica:

http://www.novacritica-vinho.com/forum/viewtopic.php?t=9934

Comentar post



Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pesquisar

  Pesquisar no Blog