Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Prova de conservas no Peixe em Lisboa

por Miguel Pires, em 13.04.12

 

 Hoje  às 15h vou estar a coordenar uma prova de conservas de peixe. No seguimento do debate que fizemos no ano passado, propus à organização que voltássemos ao tema nesta edição do Peixe em Lisboa . Desta vez optámos por fazer uma prova com um júri que as irá classificar de acordo com as suas preferências tendo em conta determinados parâmetros (aspecto, aroma, sabor) definidos numa ficha de prova. Haverá duas provas comparativas: uma de sardinha em azeite e outra de filetes de cavala em azeite. Haverá ainda uma terceira prova de outras conservas. Neste caso não se pretende fazer uma comparação (porque são todas diferentes) mas sim avaliar cada uma por si só de forma a mostrar uma maior variedade de produtos.

 

Por último, o André Magalhães irá fazer uma demonstração de petiscos com estes produtos além de que irá mostrar como é que se pode fazer uma conserva em casa. Apareçam 

 

 

 

P.S. não esquecer, também, que às 19h há a apresentação de um dos principais Chefs de vanguarda do mundo, o basco  Andoni Luis Aduriz, do restaurante Mugaritz 

Leia ainda:

publicado às 11:10


7 comentários

Sem imagem de perfil

De Maria Helena a 20.04.2012 às 15:35

A população de sardas é menor que a da cavala. Aliás, já fechou a captura da sarda. A captura da cavala para a indústria conserveira e/ou congelação tem, por exigência legal, de ser com a arte do cerco (frescura Extra) e não deve ser arrasto.
Esta prova é uma forma de promover as nossas conservas porque as integram no mainstream gastronómico e é uma mais-valia incalculável.
As conservas Catraio retomaram uma tradição de enorme valor e faço votos sinceros para que retomem a posse da grande referência que foram.
Sem imagem de perfil

De Conservas Nero a 20.04.2012 às 23:23

Estamos a trabalhar para isso, retomar a posse de grande referência, obrigado pelos seus sinceros votos Maria Helena.

Comentar post



Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pesquisar

  Pesquisar no Blog