Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Bons ventos de Espanha sobre Lisboa

por Miguel Pires, em 24.04.12

Um dos aspectos interessantes de eventos como o Peixe em Lisboa é o facto dos jornalistas estrangeiros presentes aproveitarem para visitar e escreverem sobre a oferta gastronómica da cidade (e da região). O brasileiro Dias Lopes da revista Gosto (e do Estado de São Paulo), o espanhol Carlos Maribona, do influente blog Salsa de Chiles (e do diário ABC) e o italiano Gualtiero Spotti, são alguns dos que passam regularmente por cá nestes dias. 

 

 

 

 Carlos Maribona é talvez o que tem mais seguidores por cá (e, sobretudo, por lá) e, por isso, é sempre com alguma expectativa que muitos esperam os seus comentários e posts sobre as suas visitas. Algumas das suas apreciações são escritas em comentários de posts de outros temas o que faz com que passem despercebidas a quem não andar sempre em cima do que escreve. No post "¿Cócteles envejecidos en barrica?", falou do Assinatura, da Taberna da Rua das Flores e do Gspot. Já ontem 'postou'  sobre o Belcanto e o Panorama em "Los Tops de Lisboa Belcanto y Panorama"

 

 

Outros artigos interessantes que sugiro a leitura foram os de Jorge Guitían do Diário del Gourmet de Províncias y del Perro Gastrónomo e de Xavier Agulló da revista gastronómica digital, 7 Canibales.

 

 

Em geral as apreciações foram muito positivas e pareceram-me justas, com uma certa carga emotiva sobre Fado, Pessoa e dos Descobrimentos e alguma condescendência a favor, aqui ou ali. Maribona gostou muito do Panorama e do Belcanto mas não escondeu que "Aunque la oferta gastronómica de Lisboa mejora año tras año, todavía no está a la altura de la de otras ciudades europeas" (presumo que se refira, sobretudo, em relação ao fine dining). Qualquer um deles fala com muito apreço da doçaria ("Impresionante el local (Versailles) y espectacular su surtido de pasteles, pastas y bollos. Atractivo hasta para alguien tan poco adicto al dulce como yo") e adoraram uma surpresa chamada Taberna da Rua das Flores. Bons ventos de Espanha, portanto. 

Leia ainda:

publicado às 11:41


2 comentários

Sem imagem de perfil

De aloque a 24.04.2012 às 17:57

Perdonadme por no saber portugues,os he conocido por Salsa de chiles y me parece un blog muy interesante.Tengo un viaje a Lisboa en 2 meses con unos 10 amigos,que sitios me recomendariais que no sobrepasen los 50 euros? yo tenia pensado RAMIRO y TASCA DA RUA DAS FLORES.Gracias
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 26.04.2012 às 02:29

Aloque

Dentro de uma cozinha mais popular/tradicional, recomendo-lhe, por exemplo, o Galito e o Salsa e Coentros. A fazer a ponte entre o tradicional e o contemporâneo (cozinha portuguesa with a twist ') tem a Tasca da Esquina, o Cantinho do Avillez , o De Castro Elias, o Pap'Açorda , a Travessa, o Spazio Buondi (Nobre), ou a 1300 Taberna.

Dentro do registo contemporâneo, informal são boas opções o Bistro 100 Maneiras (e o 100 Maneiras), Alma, Assinatura, Pedro e o Lobo, Bocca

Se não conhecem a cozinha goesa (indiana de influência portuguesa) experimente a Casa de Goa ou o Tentações de Goa e se tiverem numa de asian twist ', não percam o Umai .

Qualquer um destes restaurantes constam da lista de favoritos do meu livro "Lisboa à Mesa - Guia onde Comer, Onde Comprar" (cuja informação pode ler clicando no banner da barra lateral) e praticamente em todos janta-se tranquilamente por menos de 50€ (uns mais do que outros).

O Ramiro e a Taberna da Rua das Flores são óptimas escolhas e tem ainda uma cervejaria mais contemporânea de que gosto muito: a Cervejaria da Esquina (dos mesmos donos da Tasca da Esquina).

Ainda na barra lateral poderá obter a informação sobre a lista dos "10 Restaurantes, Chefes, Vinhos e Enólogos do Mesa Marcada", que resulta da votação de cerca de 70 pessoas ligadas ao meio (jornalistas, críticos , chefes, restauradores, etc )

Se quiser pode ainda enviar-me um email para miguelpirex@yahoo.com

Bons repastos por terras lusas!

mp

p.s. ao contrário do que é habitual em Espanha (creio), por cá o preço das cartas nos restaurantes já incluem IVA

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pesquisar

  Pesquisar no Blog