Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Bons ventos de Espanha sobre Lisboa

por Miguel Pires, em 24.04.12

Um dos aspectos interessantes de eventos como o Peixe em Lisboa é o facto dos jornalistas estrangeiros presentes aproveitarem para visitar e escreverem sobre a oferta gastronómica da cidade (e da região). O brasileiro Dias Lopes da revista Gosto (e do Estado de São Paulo), o espanhol Carlos Maribona, do influente blog Salsa de Chiles (e do diário ABC) e o italiano Gualtiero Spotti, são alguns dos que passam regularmente por cá nestes dias. 

 

 

 

 Carlos Maribona é talvez o que tem mais seguidores por cá (e, sobretudo, por lá) e, por isso, é sempre com alguma expectativa que muitos esperam os seus comentários e posts sobre as suas visitas. Algumas das suas apreciações são escritas em comentários de posts de outros temas o que faz com que passem despercebidas a quem não andar sempre em cima do que escreve. No post "¿Cócteles envejecidos en barrica?", falou do Assinatura, da Taberna da Rua das Flores e do Gspot. Já ontem 'postou'  sobre o Belcanto e o Panorama em "Los Tops de Lisboa Belcanto y Panorama"

 

 

Outros artigos interessantes que sugiro a leitura foram os de Jorge Guitían do Diário del Gourmet de Províncias y del Perro Gastrónomo e de Xavier Agulló da revista gastronómica digital, 7 Canibales.

 

 

Em geral as apreciações foram muito positivas e pareceram-me justas, com uma certa carga emotiva sobre Fado, Pessoa e dos Descobrimentos e alguma condescendência a favor, aqui ou ali. Maribona gostou muito do Panorama e do Belcanto mas não escondeu que "Aunque la oferta gastronómica de Lisboa mejora año tras año, todavía no está a la altura de la de otras ciudades europeas" (presumo que se refira, sobretudo, em relação ao fine dining). Qualquer um deles fala com muito apreço da doçaria ("Impresionante el local (Versailles) y espectacular su surtido de pasteles, pastas y bollos. Atractivo hasta para alguien tan poco adicto al dulce como yo") e adoraram uma surpresa chamada Taberna da Rua das Flores. Bons ventos de Espanha, portanto. 

Leia ainda:

publicado às 11:41


11 comentários

Sem imagem de perfil

De José Sonhador a 28.04.2012 às 16:06

Tem toda a razão foi lapso da minha parte.
Com isto quero dizer que existe muitos restaurantes que sem estarem preparados para quem os vai visitar e muitos deles desconhecem as pessoas do panorama tanto nacional como internacional...e são bons.

Refiro que não entendo como é possivel certos restaurantes serem nomeados em tops, e pessoas que tem nome de "grande chefe"...falo de um modo geral!

São ditos "chefes" sem alma de cozinheiros, mas respeito!

Cada um dá o valor que quer tanto aos meus comentários, como a determinadas casas, determinados chefes, determinados criticos...liberdade de expressão embora veja que existe muitos ditos criticos que de criticos não tem nada apenas a barriguinha cheia!

Deveria haver da parte de criticos o fenomeno de identificar as inspirações e criatividades que mais parecem cópias...refiro com isto haver mais imparcialidade!

Bom trabalho a equipa!

Comentar post



Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pesquisar

  Pesquisar no Blog