Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Gosto de Portugal na televisão espanhola

por Miguel Pires, em 02.01.13
Gosto de Portugal na Maçussa (Azambuja) com André Magalhães a tratar da vida a um pato

A noticia chegou-me há dias pelo próprio Rodrigo Meneses: "é com muito orgulho que descubro que o nosso programa, 'Gosto de Portugal', está a passar em Espanha!". Seguia-se o link do canal de cabo Viajar (que tal como o 24Kitchen - onde por cá o programa continua a ser emitido - pertence à Fox) e a sinopse do programa: "El Canal Viajar estrena 'El sabor de Portugal', una nueva serie dedicada a la cocina del país vecino (...)".
na Quinta de Sant'Ana com o proprieário, James Frost

Faz pouco mais de um ano que o Enrico Saraiva (produtor) e o Alexei Lock (realizador) me convidaram para ser guionista do programa. Queriam que esboçasse, em traços gerais,  30 episódios sobre o que se come e bebe em Portugal, da cozinha tradicional ao fine dining, dos cachorros do Guincho à francesinha, da ginginha ao Vinho do Porto. Seria para o 24 Kitchen, um novo canal da Fox que se iria estrear na Cabo e logo com conteúdos portugueses. O orçamento era entre o low e o low low cost o que limitava a... digamos, criatividade. Para compensar o apresentador era o Rodrigo Meneses, um amigo meu ainda dos tempos da publicidade, que se tinha revelado no popular Master Chef, e em quem eu via competência, espontaneadade e simpatia para dar a cara pelo o projecto. Não conhecia a produtora a Blackbox, nem o realizador. Da primeira, gostei do reel (portfolio), do realizador confiei no facto de ser do Peru, país onde os bebés antes de dizerem 'papá', dizem 'papa' (batata). Todas as semanas (ou quase), durante meses, sentámo-nos para discutir os programas e embora com todas limitações orçamentais penso que a equipa fez um bom trabalho. Na altura falava-se da possibilidade do programa ser emitido (posteriormente) em Espanha. Nunca apostei muito nisso mas referia essa possibilidade nos vários contactos que fazia. Pelos vistos a Fox achou que tinha qualidade para transmitir noutro país, o que nos deixa orgulhosos.  

com o chef Leonel Pereira no Panorama
com o pescador Vincent Farges numa manhã fria do Guincho
 e com o chef Vincent Farges na Fortaleza do Guincho.
A fazer pão na Maçussa (Cartaxo) Adolfo Henriques...
...e a caminho do Mercado do Príncipe Real com o chef Alexandre Silva

Leia ainda:

publicado às 11:31


7 comentários

Imagem de perfil

De Miguel Pires a 03.01.2013 às 01:44

Artur entendo o que dizes mas acho que o Rodrigo foi contido nas opiniões talvez por não querer dar um ar de 'doutorado' (que não é) no assunto. Mas nas narrações em voz off (que são escritas por ele) acaba por transmitir um pouco o que pensa.

Por questões orçamentais 1/3 da série (que foi de 30 episódios e não 28, como referi anteriormente no texto) foi filmada na grande Lisboa, sendo que os restantes tiveram uma distribuição de norte a sul. A equipa gostaria de corrigir essa questão caso exista uma segunda série. Vamos ver.

Para teres noção a que me refiro quando falo numa produção entre o low e o low low budget , digo-te apenas que os 3 episódios no Algarve foram filmados em 5 dias - o que requereu uma grande disciplina, fé e alguma capacidade de improviso. É que sempre que alguma coisa falhava o planeamento tremia, dado que praticamente não havia furos na agenda.
Imagem de perfil

De Miguel Pires a 03.01.2013 às 01:56

Quanto aos locais off the beaten track " eu também gostaria de ter tido mais mas o programa não era propriamente para mim e para os meus amigos, mas sim para um público mais alargado. Ainda assim julgo que conseguimos filmar alguns sítios /pessoas interessantes que normalmente não aparecem nestes programas. De qualquer forma procurámos sempre reger-nos por um principio: só entrava o que era gastronomicamente ou culturalmente relevante na matéria que queríamos abordar. Claro que houve uma outra excepção que teve mais a ver com o tal improviso de última hora que referi anteriormente.

Comentar post



Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pesquisar

  Pesquisar no Blog