Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Há dias um amigo telefonou-me. Queria mostrar-me um coisa…
Conhecemo-nos há uns anos num projecto conjunto, o site “Nova Crítica – vinho”, para mim uma experiência que me mudou a vida e que criou cumplicidades e laços que muito valorizo. Foi o caso com o Tiago Teles. Eu sabia que para ele fazer vinho era um sonho, o que não sabia é que já tinha mergulhado nessa aventura. O que me queria mostrar era o seu primeiro vinho .
Entre 2002 e 2009 o Tiago foi crítico de vinhos, primeiro no projecto “Os5às8”, onde foi co-autor de quatro guias anuais de vinhos, e depois no projecto Nova Crítica, onde foi co-autor de outros dois guias.
2012 foi o ano da concretização do seu sonho de sempre: “fazer vinho, num contacto estreito com a natureza, nunca esquecendo a identidade do local”. Mas, mais do que isso, no seu projecto o Tiago quis introduzir uma vertente de história familiar. Não só se lançou nesta aventura com o Pai, como quer que o projecto reflicta a perseverança pelos valores humanos de liberdade e amizade que lhe foram transmitidos. Traduzindo-se isso, neste caso, numa relação ética com o vinho, com os que o fazem, com o seu historial, com os seus valores, e num vinho para beber com amigos e celebrar a amizade.
O vinho, feito na Bairrada, é o Gilda, e tem um nome cheio de significado. É o nome de um barco, representado no rótulo, que foi construído pelo Avô do Tiago e onde com ele aprendeu a navegar.
Foi com alguma ansiedade que me sentei a uma mesa com o Tiago para pormos a conversa em dia, comermos coisas boa e sobretudo provar, com alguma emoção, o Gilda. A concretização de um sonho que eu bem conhecia e que seria necessariamente um reflexo do que o Tiago é e da sua paixão pelo vinho.
Gostei muito do vinho e de tudo o que fui sabendo sobre ele, o que fez com que cada golo fosse diferente, cada vez mais rico e interessante.
Eu gosto de produtos que “têm cara”… e quando essa cara é a dos meus amigos, e quando esses produtos são bons, é mesmo uma felicidade!