Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




disfrutar-el-restaurante-16c9c.jpg

 

No inicio desta semana houve o veredicto. A contagem decrescente aproximava-se do fim e Asador Etxebarri afinal caia de 6º para 10º e lá se ia a previsão de muitos. Chega a vez do 4º lugar e o apresentador anuncia o nome: "Eleven Madison Park". Burburinho na sala. Até hoje, ou pelo menos na era recente dos prémios, nunca ninguém tinha caído de 1º para 4º lugar. Acontece. Querem ver que vai mesmo ser o Mirazur  a subir ao degrau máximo do pódio? “3º lugar... MIrazur!”. Pronto, não vai mas sobe e vai-se tudo decidir entre o Celler e a Osteria Frencescana. Os colegas espanhois roem as unhas enquanto que os italianos já vão nos dedos. 2º lugar... Celler de Can Roca... e não é que a Osteria Francescana leva o caneco?! Como dizia uma amiga jornalista italiana, “não vamos ao mundial, mas temos o melhor restaurante do mundo”. É isso mesmo. E o resto? E mais números? Então aqui vão:

  

. A lista de 2018 inclui restaurantes de 23 países e apresenta 9 novos: 6 que fazem sua estreia e 3 que retornam de novo.

 

. A Espanha é o país com mais restaurantes representados na lista: 7 - um a mais do que no ano passado, o Desfrutar - , entre os quais 3 no top 10: El Celler de Can Roca (em 2º); Mugaritz (9º) e Asador Etxebarri (10º).

 

. Os EUA vêm a seguir com 6 restaurantes entre os 50.

 

. A França, tem 5, entre eles 2 nos 10 primeiros: o Mirazur (3º), em Menton e o Arpège (8º) de Paris.

 

. Inglaterra e Itália são representados por 4 restaurantes cada, o Peru tem 3, entre eles o Central (6º) e o Maido (7º), ambos de Lima, no top 10.

 

. O Disfrutar (na foto de entrada deste post) em Barcelona continua sua ascensão e conquistou o prémio de maior entrada, estreando-se na 18ª posição, enquanto que o Den em Tóquio, Japão, tem a maior subida entre os que já lá estavam, subindo da 45º para a 17º lugar.

 

. O Hiša Franko, o primeiro restaurante esloveno do ranking, estreou-se em 48º, o que representa outra vitória para Ana Roš, vencedora de 2017 do prémio de Melhor Chefe Mulher de 2017. Por sua vez o Mikla (44º) em Istambul é o primeiro restaurante da Turquia na lista desde 2002, e o Maaemo (35º), em Oslo, traz a Noruega de volta pela primeira vez desde 2003. O Lyle’s de James Lowe, em Londres também é um recém-chegado, estreando-se na 38ª posição, enquanto que o O Nihonryori RyuGin (41º) de Tóquio, Japão, o Schloss Schauenstein (47º) de Fürstenau, Suíça, e o The Test Kitchen (50º) da Cidade do Cabo, África do Sul, voltaram a fazer parte dos eleitos.

 

. Estiveram presentes na cerimónia os chefes de 49 dos 50 restaurantes. O único que faltou foi Alex Atala, do D.O.M., que caiu este ano de 16º para 30º.

 

. Portugal, que pertence à mesma zona geográfica da fortíssima Espanha, continua apenas com um restaurante e somente na segunda parte da lista. É o Belcanto que ficou em 75º lugar e ainda assim subiu 10 posições. Números...

 

Apoio:

ED - BANNER MESA MARCADA_520x90px.jpghttps://www.facebook.com/EstrellaDammPT/

 

Posts Relacionados: 

 

“Francescana is my Favourite place”

Osteria Francescana é o "Melhor Restaurante do Mundo" de 2018

Mesa Marcada na Osteria Francescana (2011)

Será o Asador Etxebarri o próximo “Melhor restaurante do mundo”?

Belcanto eleito 75º Melhor Restaurante do Mundo

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:59


1 comentário

Sem imagem de perfil

De Artur Hermenegildo a 09.07.2018 às 17:43

Por estar ligado ás minhas memórias, saúdo o 40º lugar do Séptime, onde fiz o meu almoço de 50º aniversário, em 2012. Na altura não era ainda um restaurante muito badalado.

Curiosamente, o jantar do mesmo dia foi no L'Astrance, na altura bem posicionado na lista (creio que era top 30) e que agora caiu para a segunda metade da lista. Voltas...

Comentar post



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira as listas completas



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub



Calendário

Junho 2018

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Comentários recentes

  • Leitor

    As pétalas estão no ponto já prato e sobremesas tê...

  • André Miguel

    Por falar em Alentejo... que tal está o Pica Miolo...

  • Anónimo

    Cá temos um exemplo da verdade universal do “mais ...

  • Anónimo

    Acho que não lhes vou dar oportunidade, parece que...

  • Anónimo

    Nao aconselho, procure mais avaliações sobre o loc...