Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Grande festança para celebrarmos os 10 preferidos de 2014, restaurantes e chefes, que o nosso generoso e distinto painel de 90 jurados escolheu numa votação acima de qualquer suspeita. Tal como no ano passado, fomos acolhidos, na passada segunda-feira, pelo Vestigius, bar à beira Tejo, no Cais Sodré, que, como diz a expressão consagrada, foi pequeno para receber tantos convidados que nos honraram com a sua presença (foto acima).
Presentes estavam conhecidos gastrónomos, gente do sector, produtores, jornalistas e bloggers, e muitos chefes.Entres estes últimos, vimos por lá, pedindo desde já desculpa se nos esquecemos ou não vimos alguém: Adriano Jordão (Taberna da Rua das Flores), Akis Konstantidinis (Cant the Can), André Magalhães, Antoine Westermann (que estava de visita a Portugal), António Barros (O Talho), António Nobre, Arnaldo Azevedo (Hotel Teatro Porto), Belmiro de Jesus (Salsa e Coentros), Bertílio Gomes, Dalila Cunha, Dieter Koschina, Diogo Noronha, Francisco Gomes (Confeitaria Colonial, Barcelos), Henrique Sá Pessoa, Hugo Brito (Boi Cavalo), João Rodrigues, José Avillez, Marlene Vieira, Matteo Ferrantino, Miguel Castro e Silva, Miguel Laffan, Nuno Bergonse, Paulo Mota (hotel Marina Altlântico, Ponta Delgada), Pedro Duarte (Boi Cavalo), Pedro Lemos, Ricardo Costa, Ricardo Komori (Bonsai), Renato Cunha, Tiago Feio (Leopold), Tomoaki Kanazawa, Vincent Farges e Vítor Claro.
O primeiro prémio da noite foi logo anunciado, tratava-se do Mesa Diária, que coube à Taberna da Rua das Flores, em Lisboa, e subiram ao palco os três sócios: Bárbara Matos, primeira à esquerda na foto acima, André Magalhães, ao seu lado, e Adriano Jordão. Quem lhes deu o galardão - uma faca Ivo, comemorativa dos 60 anos desta fantástica cutelaria portuguesa que nos distingue desde o ano passado com o seu patrocínio - foi Louise Komber (à direita na foto, de negro trajada), da Cloche, outra empresa que nos apoia desde o primeiro momento. Além de nos fornecer os imprescindíveis copos e travessas, as mesas onde elas assentam, Louise Komber é uma profissional de excelência, que sabe tudo sobre como organizar um evento como este.
E com este primeiro prémio veio também a primeira presença em palco do tal patrocinador sem o qual este evento não teria sido possível, a bela e simpática Mariana Brito (na foto acima, em grande forma, a erguer uma gigantesca garrafa de Altano) representando o grupo Symington através dos vinhos durienses Altano branco 2013 e Altano tinto Reserva 2011 Quinta do Ataíde, que acompanharam muito bem as iguarias servidas, bem como dos portos Graham's branco Extra Dry (que possibilitou o cocktail porto tonic, muito do agrado dos nossos convidados...) e Graham's Tawny 20 anos, extremamente aconchegante ao fim da noite. Os vitoriosos taberneiros, como a fotografia acima demonstra, sofreram o impacto do tamanho da garrafa de 6 litros e André Magalhães levou até um copo para o palco para começar logo a dar conta do recado.
E o seguinte era o lendário Vila Joya (4ºlugar), representado, da esquerda para a direita (sem contar com o inevitável Pires...) por Joy Jung, dona e mentora, e pelos chefes Dieter Koschina e Matteo Ferrantino.
Chega então mais um vencedor da noite, o restaurante Belcanto, que levou o "ovo de oiro", bem seguro nas mãos de Atsushi, e ainda 4,5 l de Graham's Tawny 20 anos, dados por José Álvares Ribeiro, da Symington, que, à esquerda na foto, desafia José Avillez e a sua equipa a esvaziarem a garrafa naquela mesma noite.
Antes de passarmos para a segunda parte, com a entrega do prémio Destaque do Ano e dos 10 Chefes Preferidos, uma nota de agradecimento à Amuse Bouche, nossa parceira, nas pessoas da incansável Ana Músico e de Paulo Barata, também emérito autor de todas as fotografias deste post. E ao atelier Maga, do designer gastrónomo Luís Alvoeiro, que mais uma vez desenhou o logotipo dos prémios. Ao Sapo, impecável, que arriscou transmitir-nos em directo. Aos hotéis Altis, que de novo abrigaram os nossos convidados que vinham de longe, os quais só tiveram elogios para a forma como foram recebidos em Lisboa. Aos irmãos Sanona, que mais uma vez trouxeram do Torrão o seu magnífico pão alentejano, que combinou lindamente com o azeite duriense da Quinta do Ataíde, também da Família Symington.
Na parte dos "comes", Luís Barradas distinguiu-se com os seus Pregos da Peixaria, com ingredientes que iam de choco a lombo de vaca, Kiko Martins trouxe-nos os ceviches de corvina do recém-inaugurado Cevicheria, com o precioso auxílio de Açucena Veloso, do Mercado do Saldanha, que forneceu o peixe, e ainda José Avillez, que transportou empadas de cozido do seu Cantinho. A todos eles os nossos agradecimentos.
Passámos então para os chefes preferidos e, entre eles, aquele que mereceu o destaque do ano, outra faca Ivo, e mais uma garrafosa de 6 l de Altano, apresentada na foto por Gonçalo Aragão e Brito, da Symington. Aí está o feliz contemplado, Pedro Lemos, sem mãos para tantos prémios.
Continuando nos chefes preferidos, o medalha de bronze Vincent Farges (3º lugar) teve que ser empurrado para o palco por Ricardo Costa (8º lugar), como a fotografia prova. Estes franceses sempre a fazerem-se de difíceis...
Mas ninguém teve que empurrar José Avillez para receber, mais uma vez, o troféu de chefe preferido do ano. Nós, Mesa Marcada, que fomos testemunhas das duas ocasiões, juramos que o seu sorriso foi muito mais efusivo agora do que quando recebeu a segunda estrela Michelin, em Marbella, há cerca de dois meses. Ele sabe o que verdadeiramente é importante!
No palco, José Avillez abre os olhos de espanto, tal a surpresa com que recebeu o nosso troféu "Palato", criado também pela Elements, tendo à esquerda Mariana Brito e depois, de branco, Esmeralda Fetahu, nossa graciosa anfitriã do Vestigius. À direita, o incontornável Pires, que não perde uma oportunidade para aparecer bem acompanhado.
A noite já ia longa, tinha chegado a altura de entregar o último prémio e Miguel Pires teimava em que tinha que ser ele a fazê-lo. Quando o outro autor deste blogue lhe fez ver que nem pensar, amuou (foto acima, à direita). Depois, pegou no microfone e quis porque quis continuar no palco para ser o centro das atenções. No entanto, o sempre sensato co-autor do blogue retirou-lhe habilmente o microfone das mãos e despediu-se de todos (foto em baixo, à direita), antes que lhes começassem a atirar copos de porto tonic, prometendo que para o ano há mais.
As coisas só acalmaram quando tirámos um fotografia, para a posteridade, em conjunto com os vencedores.
Posts Relacionados:
. Prémios Mesa Marcada "Os 10 Restaurantes e Chefes Preferidos de 2014" revelados
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
Descobri-a há uns bons anos, lá fora. Desde então,...
OláEncontrei essa couve no Pingo Doce este fim de ...
Fomos ao Local há dias, já com a nova equipa de Ma...
Apesar dos problemas pessoais''cuidar das crianças...
??"Por último, Joaquim Figueiredo, porventura o no...