Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




chefs_dia2.png

Todos os apaixonados pelo Alentejo sabem que Estremoz não é apenas uma das localidades mais bonitas da região, mas também uma das mais interessantes em termos gastronómicos. Pois, dentro de uma semana, além do mercado, das caminhadas pela vila, da subida ao castelo, da Mercearia Gadanha (o meu restaurante preferido na cidade), ou da prova de vinhos num dos produtores da região, há um atrativo especial para que os que gostam destas coisas dos comes e bebes se desloquem até lá.

 

 

Refiro-me ao Alentejo Food & Soul, um festival de rua promovido pelo Turismo do Alentejo, com o apoio da edilidade local, e produzido pela Amuse Bouche.

 

Quem conhece os eventos organizados pela Ana Músico e o Paulo Barata sabe que há sempre um grupo de cozinheiros emergentes e consagrados com eles. Ora, em Estremoz, a dupla teve o engenho de convocar não apenas os habituais, mais um ou outro estrangeiro, mas também vários dos melhores profissionais de cozinha da região. Não tenho dúvidas que esta mistura tornará o evento não só mais interessante, como será igualmente uma oportunidade única para troca de experiências entre os cozinheiros de fora e os da região.

 

Mas... e quem vai mesmo participar nesta primeira edição do Alentejo Food & Soul?

 

Bom, em permanência, nos dois dias do evento, marcarão a presença com as suas propostas os chefes internacionais Semi Hakim, da Turquia (lembram-se do maravilhoso húmus que ele fez, no ano passado, no festival de comida de rua do Beato?), Matthias Bernwieser (Áustria), Francesco Brutto (Itália), o chefe de pastelaria Carlos Fernandes (que se não usar açúcar nas suas sobremesas, vai ter uma manifestação de freiras à porta) e os chefes da região do Alentejo Alberto Muralhas (Alecrim, Estremoz) e Filipe Ramalho (Basilii, Monforte).

 

A eles, juntam-se no sábado, 2 de JunhoAlexandre Silva (do Loco), Hugo Brito (Boi-Cavalo, Lisboa), Pedro Pena Bastos (Santa Clara,1728, Lisboa) e os chefes da região Miguel Laffan (L’AND, Montemor-o-Novo), Gonçalo Queiroz (Origens, Évora), Michele Marques (Mercearia Gadanha, Estremoz), Pedro Mendes (Narcissus Fernandesii, do Alentejo Marmòris Hotel & Spa, Vila Viçosa), Rui Fialho (Restaurante Fialho, Évora) e Luís de Matos (Portalegre). 

 

... e no domingo, 3 de Junho:

 

António Galapito (Prado, Lisboa), Maurício Vale (SOI, Lisboa), Leopoldo Garcia Calhau (Café Garrett, Lisboa), Tiago Bonito (Largo do Paço, Amarante) e os chefes locais José Baldé (Restaurante Panorâmico, Montemor), Alice Pôla (Cadeia Quinhentista, Estremoz) e António Nobre (M’Ar de Ar, Évora). 

 

Claustro_do_Convento_das_Maltesas_Estremoz_(3).jpg

 Será aqui, no Convento das Maltesas (Centro de Ciência Viva) em Estremoz, que tudo irá acontecer 

 

Estes chefes irão preparar um conjunto de pratos inspirados na gastronomia alentejana (em boa parte com produtos regionais) com o preço entre os 5 e os 7 euros. Serão propostas para partilhar em mesas corridas, num ambiente descontraído e com uma oferta variada que, promete a organização, “irá agradar a famílias, miúdos e graúdos, carnívoros e vegetarianos”. Além dos chefes, passarão ainda pelo festival um conjunto de Produtores da região de carnes, vinhos, legumes e azeites, “em total comunhão com o Mercado de Sábado de Estremoz”, refere ainda a organização.

 

Portanto, afiem o dente, treinem o estômago, reservem um hotel, atestem o carro e acampem por lá.

 

P.S. Para divulgar a iniciativa, este sábado, dia 26, a partir das 12h00, o chefe Filipe Ramalho, do restaurante Basilii, Torre da Palma Wine Hotel (Monforte) estará no Mercado de Sábado, em frente ao edifício da Câmara Municipal de Estremoz a assar a um porco no espeto e dar a provar algumas iguarias aos visitantes e passantes, numa antevisão do que será o espírito do Alentejo Food & Soul.

 

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 09:00



Patrocínio


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira as listas completas



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub



Calendário

Maio 2018

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Comentários recentes

  • Mesa Marcada

    “Vamos reinventar os nossos compromissos profissio...

  • Anónimo

    E os motivos? Quais foram?

  • Anónimo

    Mugaritz,O restaurante onde como cliente mais me s...

  • Duartecalf

    Gostei muito do texto, mais "emocional" do que é c...

  • Osvaldo

    Caro Miguel Pires, tive, também felizmente a possi...