Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




essencial_ALC_c.jpg

Ao passar pela Rua da Rosa, nesta noite no Bairro Alto, dei com uma fachada iluminada e um interior alegre, com várias mesas com comensais bem-dispostos e uma cozinha totalmente aberta, sem quaisquer divisórias com a sala. Espreitei e lá estava André Lança Cordeiro, devidamente fardado (na foto). Entrei e fui falar com ele. Estava em fase de pré-abertura, a testar a nova casa com amigos, mas a partir de terça-feira já deve abrir para o público em geral. Chama-se Essencial o novo restaurante deste chefe de 39 anos que esteve na equipa da antiga Taberna 2780, em Oeiras, foi para França aprender e voltou para chefiar o restaurante do Hotel Nau Palácio do Governador, em Belém, para depois, há cerca de dois anos, brilhar do Local, bem perto do actual restaurante, na Rua do Século, experiência radical de uma só mesa e de um curto menu para 10 pessoas.

 

 

Ao fim de uns meses, no início de 2018, deu por terminada a “aventura” do Local e ficou à procura de novo espaço. Nas vezes que me cruzei com ele, disse-me que queria ficar ali pela zona e lá conseguiu encontrar um local na Rua da Rosa, 176, onde antes tinha funcionado um estabelecimento de restauração ou similar. Em Fevereiro, começou obras e a espera compensou porque o restaurante está muito simpático, colorido e luminoso, com 26 lugares, agora distribuídos por várias mesas...

 

E também já não enveredou por um menu extenso, mas antes por uma lista com poucos pratos, mas bastante apetitosos, a preços igualmente simpáticos, com entradas entre os sete e os 11 euros, pratos principais a 17/19 euros, sobremesas a cinco euros. O menu irá variando e é provável que alguns dos pratos que vou mencionar já não estejam na abertura oficial. Mas aqui ficam alguns, só para se ter uma ideia. Entradas: lavagante & daikon, flor de curgete recheada, pâté en croûte & pickles e foie gras 3 pimentas & cerejas do Fundão. Nos pratos principais, para já, só uma opção de peixe – linguado & couve-coração – e outra de carne – bochechas de porco, cantarelos & batata. Nas sobremesas, em que o chefe também é perito, mil-folhas & caramelo salgado, tartelete de limão merengada e rabanada & baunilha.

 

Fiquei também satisfeito por ver que Leonor Sobrinho, que já o coadjuvava no hotel Nau e no Local, continua agora neste Essencial, que tem ainda o alemão Linus Klein a completar a equipa (os três na fotografia abaixo). O restaurante, por enquanto, abre só para jantar, encerrando aos domingos e segundas-feiras. Tel.: 211 573 713

essencial_chef_s.jpg

 

Fotografias. Cristina Gomes

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 00:18


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Veja as listas completas aqui



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Calendário

Julho 2019

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Comentários recentes

  • Anónimo

    obrigado joao

  • Anónimo

    Tanta coisa e afinal a montanha pariu um rato. O a...

  • Anónimo

    "Será pelo ordenado, pelos horários? “É um pouco d...

  • Miguel Pires

    Claro que sim, tem toda a razão. É o problema de e...

  • Diogo Sanches Pereira

    Há que enaltecer e destacar as mulheres que têm um...