Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Quando, no início dos anos 60, Maria de Lourdes Modesto pediu aos espectadores do seu popular programa na RTP para lhe enviarem as suas receitas de família, nunca poderia imaginar que, quase 60 anos depois, as milhares de cartas que recebeu estariam todas à disposição dos interessados. E não apenas aquelas que, já início dos anos 80, selecionou para integrarem a sua célebre “Cozinha Tradicional Portuguesa”, o mais importante livro da nossa cozinha do século XX . Mas é o que acontece a partir de agora, já que a autora decidiu ceder graciosamente este seu precioso acervo, que guardava em casa em dossiers, à Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal (ACPP) que as digitalizou e as colocou em linha no seu site www.acpp.pt no “Cozinha Tradicional Portuguesa, Acervo Completo”.

 

 

“Estou satisfeita, ficaram muito bem e estão no lugar certo”, disse Maria de Lourdes Modesto ao Mesa Marcada, salientando que ainda vai acrescentar um texto seu a enquadrar e explicar como reuniu este acervo com milhares de receitas, revistas por ela uma a uma, muitas das quais trazem ainda o nome de quem enviou. Quando não se conseguiu identificar o remetente, optou-se por colocar as iniciais de Maria de Lourdes Modesto (MLM).

 

Quem também está muito satisfeito é o chefe António Bóia, director da Biblioteca Gastronómica da ACPP e membro da sua direcção, após um processo que já se iniciou há mais de três anos como aqui demos notícia. “Tivemos muito trabalho, mas o resultado é excelente. Estamos a pôr ao dispor da comunidade um património de valor incalculável”, afirma, sublinhando que estes milhares de receitas interessam não apenas aos profissionais, mas a toda a gente que gosta de cozinhar. Como, aliás, acontece com a “Cozinha Tradicional Portuguesa”, a quem este “Acervo Completo” foi buscar a mesma divisão das receitas pelas províncias então existentes e pelos mesmos temas. Vamos ver, portanto, se agora começam a surgir mais pratos baseados neste extraordinário acervo, que mostra mais uma vez a enorme riqueza da nossa cozinha regional.

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 13:00



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira as listas completas



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub



Calendário

Julho 2018

D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031

Comentários recentes

  • Paulina Mata

    Duarte, curiosamente e por mera coincidência, tamb...

  • Anónimo

    OBRIGADO PELA BOA LEITURA COMO SEMPRE ASSUNTO MUIT...

  • Artur Hermenegildo

    Subscrevo inteiramente. É um facto que é muito imp...

  • Anónimo

    Parabéns pelo artigo fantástico

  • Anónimo

    Viva o cozido á portuguesa, e a feijoada à transmo...