Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Cozinheiros em congresso de hoje até dia 7

por Miguel Pires, em 04.07.14

Pela primeira vez em Lisboa, o Congresso Nacional dos Cozinheiros (CNC2014) reúne até à próxima segunda feira, na Lx Factory (Espaço Brasil e 1300 Taberna), os profissionais do sector num evento com diversas pontos de interesse entre actividades como, aulas de cozinhas, apresentações de chefes e almoços e jantares especiais. 

 

O programa é vasto, mas por isso demasiado concentrado, tendo em conta que se desenrola durante 4 dias. De tudo o que está marcado destacaria a presença do francês Bertrand Grebaut (na foto), chef do Septime (1 estrela Michelin e  nº54 da lista dos melhores restaurantes do mundo") e um dos precursores do movimento bistronomie em Paris. Grebaut é para mim o expoente máximo do género (ler a critica que escrevi ao seu restaurante aqui) e quem for vê-lo amanhã (sábado) às 17h, talvez fique com uma ideia de como é possível em Paris (uma cidade umas 5 vezes mais cara que Lisboa) fazer um restaurante com uma estrela Michelin em que se paga menos do que em qualquer outro em Portugal. 

 

Além da apresentação de Grebaut, destaco ainda o regresso a Lisboa de Leonel Pereira (2F, 18.30h a fechar o congresso) e Miguel Rocha Vieira (2F, 17h30), bem como a estreia (Domingo, 17.45h) de Frederico Ribeiro, sub-chef do Per Se em Nova Iorque (3 estrelas Michelin). Ribeiro será ainda um dos chefes que confeccionará um jantar especial no Domingo (21h) na 1300 Taberna, em conjunto com Nuno Barros, Telmo Moutinho e Henrique Sá Pessoa.

 

De destacar ainda na 2F às 13.30 o almoço especial de Nuno Diniz:"Cozido de Portugal". Diniz tem sido um grande divulgador e executante deste prato português, nas suas diversas variantes, percorrendo o país em busca dos melhores produtos, nomeadamente no que diz respeito a enchidos. Para este almoço  (que custará 35€, com reservas através do telefone: 213 649170) Diniz conta apresentar 85 variedades de produtos regionais - o que é obra! Além do almoço o chefe da York House (e Rota das Sedas) fará também uma apresentação no Domingo às 12.30h

 

Para hoje não há cozido à portuguesa, mas aconselho o "Ramen Tasting" de Paulo Morais, às 20h. Para saber mais sobre o programa, aqui

 

Actualização: afinal o chefe francês Bertrand Grebault não vai poder estar presente, o que é uma pena.

Posts Relacionados:

Septime, um restaurante a não perder

A Nova Iorque de Frederico Ribeiro

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 12:06



Patrocínio


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira as listas completas



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub



Calendário

Julho 2014

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Comentários recentes

  • Mesa Marcada

    “Vamos reinventar os nossos compromissos profissio...

  • Anónimo

    E os motivos? Quais foram?

  • Anónimo

    Mugaritz,O restaurante onde como cliente mais me s...

  • Duartecalf

    Gostei muito do texto, mais "emocional" do que é c...

  • Osvaldo

    Caro Miguel Pires, tive, também felizmente a possi...