Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Koschina.jpg

No ano em que os prémios do Mesa Marcada celebram o 10º aniversário, achámos que seria essencial criar um prémio especial que laureasse a carreira de um chefe ainda no activo. Nesse sentido, desafiámos um painel restrito* (o mesmo que votou o Prémio Especial Maria José Macedo - Produtor / Fornecedor do ano) e pedimos que indicassem quem deveria ganhar o galardão, denominado Prémio Especial Cutipol Carreira.

 

Foram indicados para votação os nomes de Dieter Koschina, Justa Nobre, Miguel Castro Silva e Vítor Sobral e embora tenha havido disputa, Dieter Koschina, do Vila Joya, acabaria por ser o eleito.

 

Em tempos, quando a possibilidade de haver um segundo restaurante com 2 estrelas Michelin parecia mais remota do que  hoje um deles alcançar as 3 estrelas, já Dieter Koschina, no Vila Joya, ostentava esse feito há anos. Chegados a 2019 a soma e o feito de Koschina, prosseguem: 20 anos seguidos com duas estrelas ao peito, sinal de que tem conseguido, ao longo destas duas décadas, oferecer sempre uma cozinha ao mais alto nível, indiferente às mudanças e às modas.

 

Mas este austríaco, que veio parar ao Algarve por acaso - ao atender um telefonema que não era para ele –, foi igualmente o anfitrião do Festival Internacional do Vila Joya, em que reuniu, numa série de jantares notáveis e em várias edições, alguns dos chefes mais importantes do mundo, como Massimo Bottura, Joan Roca, Santi Santamaria, Alain Passard, Gaggan Anand, ou Magnus Nilsson. Foi também como anfitrião que passou a reunir neste festival os chefes de restaurantes portugueses com estrelas Michelin, muito antes da Rota das Estrelas ou outros eventos o fazerem, ajudando com isso a fomentar uma maior proximidade entre estes profissionais.

 

Por último, é de recordar ainda o destaque que o Vila Joya teve, até recentemente, na lista do The World 50 Best Restaurants, onde chegou a alcançar o 25º lugar, um feito nunca alcançado por nenhum outro chefe no nosso país.

 

Depois de revelarmos o Prémio Especial Maria José Macedo - Produtor / Fornecedor do ano, cujo vencedor foi O Lugar do Olhar Feliz, de Ann e Jean-Paul Brigand, é a vez então, agora, de comunicarmos o Prémio Especial Cutipol Carreira, para Dieter Koschina.

 

Estes dois prémios especiais serão entregues no próximo dia 21 de Janeiro, no decorrer da cerimónia de “Os 10 Restaurantes e 10 Chefes Preferidos do Mesa Marcada”, no Ritz Four Seasons Hotel Lisboa, em que serão revelados e entregues os restantes prémios.  E este ano o painel de votantes de “Os Preferidos” ultrapassou as duas centenas (foram 208, para ser mais preciso), pelo que é provável que haja novidades...

 

Até lá, fiquem atentos, pois iremos dar algumas pistas por aqui.

 

* Foram convidados a votar neste prémio especial os vencedores dos Top 10 dos últimos 5 anos bem como os que ganharam os prémios especiais neste período. A saber: Hans Neuner, Miguel Rocha Vieira, Leonel Pereira, André Magalhães, Vítor Sobral, Pedro Lemos, José Avillez, Vasco Coelho Santos, Rodrigo Castelo, João Rodrigues, Joachim Koerper, Henrique Sá Pessoa, Pedro Pena Bastos, Vincent Farges, Alexandre Silva, Vítor Matos, Kiko Martins, António Bóia, João Oliveira e Dieter Koschina (que tal como Vítor Sobral, não podiam votar neles próprios).

 

Foto: Paulo Barata

 

Posts Relacionados:

. O Lugar do Olhar Feliz é o vencedor do Prémio Maria José Macedo - Produtor/Fornecedor do Ano 2018

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 23:35



Patrocínio Prémios Mesa Marcada


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Patrocínio Prémios Mesa Marcada


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Patrocínio Prémios Mesa Marcada


Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Veja as listas completas aqui



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Calendário

Janeiro 2019

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031

Comentários recentes