por Miguel Pires, em 03.05.17
.jpg?size=l)
Como muitos ainda se recordarão, há uma dezena de anos, com uma ou outra excepção, era praticamente impossível beber um cocktail decente fora de um bom hotel - e mesmo aqui o panorama não era brilhante. Porém, tudo mudou e a cocktelaria tem sido uma das áreas mais dinâmicas da indústria da hotelaria, restauração e bares. A prova disso é que já não há praticamente um restaurante que abra sem essa componente, já para não falar dos bares especializados que têm surgido.
Essa dinâmica levou a que tivessem aparecido concursos, festivais e semanas dedicadas ao tema, como aconteceu recentemente com o concurso do Melhor Cocktail de Lisboa, inserido no Lisbon Cocktail Week, que decorreu entre 21 e 29 de Abril em diversos bares da cidade.
E o grande vencedor do concurso foi o DOUBLE 9, o bar do Hotel Mercy, no Chiado (onde antes funcionou o restaurante japonês Umai, de Paulo Morais) que não só arrecadou o prémio principal, com o cocktail Tales of Thailand, como foi ainda finalista do melhor cocktail sem álcool, cujo o vencedor foi o Lotus Bar & Bistro (Parque das Nações) com o seu Insane Carrot. Já o velhinho Baliza, na Bica, recebeu as preferências do público que votou online no seu Mula Russa.
Aqui ficam todos os resultados e os dados globais destes concurso, a que se candidataram mais de 60 espaços da capital:
