Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Duas boas opções para o fim de semana

por Duarte Calvão, em 05.10.18

 

Anantara Vilamoura - Café Ferreira.jpg

Quem quiser conhecer a cozinha de um dos restaurantes portugueses mais conhecidos além-mar, o Ferreira Café, aberto em 1996 em Montreal, no Canadá, e estiver pelo Algarve neste fim de semana prolongado, pode ir jantar já hoje ou amanhã ao EMO, restaurante do hotel Anantara, em Vilamoura. É lá que o chefe Bruno Viegas recebe o seu congénere canadiano, mas também português, João Dias, assim como o mentor e fundador do restaurante, Carlos Ferreira.  Aliás, esta dupla comanda ainda mais três restaurantes no Canadá – Taverna F, Café Vasco da Gama e Campo – e a curiosidade é muita para ver como a cozinha portuguesa moderna é interpretada por aqueles lados. Os jantares custam 125 euros por pessoa, mais 60 euros para quem for pela harmonização de vinhos.  No jantar de amanhã, a parte líquida estará a cargo do produtor alentejano Herdade da Malhadinha Nova, com vinhos sempre muito recomendáveis. Tel. 289 317 000

 

 

Quem estiver por Lisboa, também tem uma óptima opção se subir ao Chapitô à Mesa onde, integrado no Lisbon Food Week (ou “Semana da Comida em Lisboa”, ou algo parecido, como se deve dizer no Ferreira Café), o chefe Bertílio Gomes convidou o restaurante transmontano Toca da Raposa, em Ervidosa do Douro, para, amanhã e no domingo, tomar totalmente conta do restaurante ao almoço. Ao jantar, há quatro sugestões Toca da Raposa e o resto é da carta habitual da casa lisboeta. Há entradas como tomate coração-de-boi só com flor de sal e azeite ou queijo de cabra com pão regional, azeite e alho ou ainda milhos de moira com grelos. Nos pratos principais, há sugestões como bacalhau no pão regional, arroz de salpicão, meada de cabrito, arroz de cabrito no forno, ensopado de javali ou de cabrito. Nos doces, bolo borrachão (leva porto tawny velho) tarte de chila e amêndoa ou creme queimado. Cozinham Maria da Graça Gomes e a sua filha, Rosário. Na sala, atende o filho, Fernando. É coisa para ficar pelos 25/30 euros por pessoa, sem bebidas.  Tel. 218 875 077.

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 17:54


1 comentário

Sem imagem de perfil

De Maria a 05.10.2018 às 20:02

Pena o menu do jantar não ser a carta e não ter tantas opções como o almoço (toca do Raposo)

Comentar post



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira as listas completas



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub



Calendário

Outubro 2018

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Comentários recentes

  • Paulina Mata

    Duarte, curiosamente e por mera coincidência, tamb...

  • Anónimo

    OBRIGADO PELA BOA LEITURA COMO SEMPRE ASSUNTO MUIT...

  • Artur Hermenegildo

    Subscrevo inteiramente. É um facto que é muito imp...

  • Anónimo

    Parabéns pelo artigo fantástico

  • Anónimo

    Viva o cozido á portuguesa, e a feijoada à transmo...