Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




E assim aconteceu mais uma vez...

por Miguel Pires, em 04.02.19

7Q4B6521.jpg

 

Quando os convites para a cerimónia dos 10 anos dos prémios do Mesa Marcada foram enviados, umas duas semanas antes do evento, as confirmações começaram a cair de imediato. Nas vésperas de 21 de Janeiro, tínhamos mais de 350 convidados confirmados, um número já no limite da lotação que tínhamos previsto. No final, acabariam por ser cerca de 400 os presentes, mesmo tendo nós recusado uma série de pedidos.

 

 

“Esta é a única cerimónia que reúne e permite este convívio fácil entre pessoas dos restaurantes de todo o país”, dizia-nos a determinada altura Ricardo Costa, do Yeatman (Gaia),  num momento em que estavamos à conversa com Óscar Geadas e Noélia (do restaurante Noélia e Jerónimo) - nomeados para os prémios Chefe Revelação do Ano e Mesa Diária, respectivamente -, que tinham vindo dos dois extremos do país: de Bragança, Trás-os-Montes, e de Cabanas de Tavira, Algarve. Podiam ter-se juntado à conversa os vários profissionais chegados dos Açores, ou da Madeira, do Alentejo, do Ribatejo, do Minho, ou do Porto, só para dar alguns exemplos. É que esta festa tem o propósito de revelar e celebrar os os que mais se destacaram anualmente no mundo da restauração nacional, de acordo com a votação do nosso júri, mas também tem esse objectivo: reunir um grupo, essa enorme família de amantes da gastronomia - os que estão do lado de lá (nos restaurantes), os do lado de cá (gastrónomos), os produtores, os distribuidores e os que relatam (jornalistas, bloggers, etc).

 

Os resultados dos prémios são sobejamente conhecidos, pois além de terem sido revelados aqui foram alvo de uma boa cobertura na imprensa, nos blogs e nas redes sociais. Faltava apenas mostrar um pouco mais do ambiente dessa noite e, como tem sido tradição, incluir as legendas: umas verdadeiras e outras que não existiram, mas que poderiam muito bem ter existido.

MesaMarcada 107_JSousa e Pascal.jpg

Joaquim Sousa, vencedor do Prémio Especial Delta Chefe de Pastelaria do ano, à conversa com o chefe do Ritz Pascal Meynard. "Oui... vous avez ajouter précisément 110 grammes de sucre et 12 de farine pour obtenir le bon résultat. Pas un gramme de plus!" "Et... que pensez-vous de la traduction de Google translate de Miguel?"

MesaMarcada 108_Duarte e Carlos Coelho.jpg

"Mas vocês não imagina: eram 5 pratos e 3 levavam algas!"

 

MesaMarcada 109_Manuel Libault.jpg

"Eh pá, vocês lá no Loco também serviram algas ao Duarte Calvão, prato sim, prato não??"

 

"Não sei, nessa noite estava na secção dos fermentados" 

 

MesaMarcada 110_Porto.jpg

Poooooooorto!

MesaMarcada 115_Duarte e Geadas.jpg

"Oh Geadas, um conselho de transmontano, para transmontano: você ganhou uma estrela agora, não comece com essas cenas da alga ali, alga acolá. certo?"

MesaMarcada 117_Luis e Rui Martins.jpg

"Eu queria ver mesmo era muita desta malta no concurso chefe cozinheiro do ano, que nós os dois já vencemos, para ver como é que se portavam"

 

"Deixa-te lá disso e vai lá buscar uma raquete de maronesa maturada, que já estou com fome de tanto ouvir falar em algas" 

 

MesaMarcada 118_Euskalduna.jpg

A equipa de cozinha do Eskalduna (6º lugar da lista) com o sub-capitão Brás a apontar em direcção ao seu colega Rui Silva, enquanto João Costa (a.ka. Joãozinho), outro cozinheiro do dream team desta casa da Rua de Santo Ildefonso, Porto, se questionava: "o gaijo não está mesmo a fazer aquele gesto, pois não?"

MesaMarcada 119_Vasco Coelho SAntos.jpg

Mais ao lado, o boss Vasco Coelho Santos perguntava ao sous-chef do Ritz: "Oh Carlos, achas que os seguranças estão a ver o Brás a fazer aquela cena com o dedo?"

 

MesaMarcada 127_Kiko.jpg

"O mais louco é que fizemos obras na Cevicheria mas ninguém percebeu as diferenças. Eu até fiz um passatempo tipo "antes e depois" mas não teve sucesso. Para a próxima subtituo o polvo do teto por um cachalote, que é para ver se o pessoal está mais atento".

 

MesaMarcada 112_Noélia.jpg

"Oh Chef Kiko, devias era lá ir abaixo aprender a fazer polvo comigo, pá!", disparou Noélia - só que disse-o tão baixinho que nem mesmo ela ouviu. 

MesaMarcada 124_Justa Nobre.jpg

"Não ligues, Noélia, esse Chef Kiko veio cá no outro dia com essas ideias de fazer pokes e não sei o quê. Disse-lhe, oh menino, leva lá o pokémon, antes que eu te dê com um pastel do entrudo nas ventas!" 

MesaMarcada 125_Goliardos.jpg

Silvia Bastos e Nadir de Os Goliardos, com Tiago Feio (ex-Leopold) e Mário Marques (escanção do Ceia). E de que ria Nadir e Mário Marques? de terem ouvido dizer que isto dos vinhos naturais é uma moda, quando eles, Goliardos,  já cá andam a "virar frangos" desde 2005? 

 

7Q4B6434_JoaquimLeal.jpg

Joaquim Saraaga Leal e o Prémio Especial Bom Sucesso Mesa Diária ainda a tentar perceber como é que isto aconteceu...

7Q4B6455.jpg

"Joaquim, é fácil. Só custa vencer o primeiro!", parece dizer o dono "disto" quase tudo, João Rodrigues depois de ganhar o título de melhor chefe e melhor restaurante do ano pelo terceiro ano consecutivo".

MesaMarcada 27.jpg

"Mas você tem que lá ir Duarte, as minhas algas são diferentes. Eu mesmo as apanho pela fresquinha. E só lhe junto um jus de veau quando lá vai o Miguel " - Vincent Farges, do Epur,  Prémio Especial Graham's Restaurante Novo do Ano. 

MesaMarcada 68_Galapito Revelacao Makro.jpg

" A sério eu gostava de ter preparado um discurso mas não estou habituado a isto. Eu gosto é de andar de skate e de chutar bolas para a grelha, mas vamos lá tentar: Então, nada disto se faz sem uma equipa e a minha Prado Boys & Girls Band é a melhor do mundo. Pelo menos do meu mundo" - palavras não ditas por António Galapito ao receber o Prémio Especial Makro Chefe Revelação do Ano.

Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano - P

A sério, Duarte, dê cá um aperto de mão. Eu prometo que nunca mais lhe sirvo algas. Só gelado de cogumelos".

MesaMarcada 129_Belcanto.jpg

José Avillez, Prémio Especial Mesa marcada - 10 Anos, pela façanha de ter sido o chefe que mais vezes venceu os prémios deste blogue para a sua equipa do Belcanto: "malta, ainda levamos uns de avanço".

MesaMarcada 132_Magalhães e Ó Balcão.jpg

Rodrigo Castelo e André Magalhães, os mestres taberneiros que já fazem parte da história dos prémios do Mesa Marcada, como vencedores do Prémio Especial Mesa Diária em anos anteriores. "Rodrigo, o Mesa Diária está cada vez mais concorrido, pá, e isto de vencer mais que uma vez, é chão que já deu uvas", parece dizer o mentor da Taberna da Rua das Flores. Ao que Rodrigo parece ter respondido... "Eh pá, tá bem, mas... o que é que achas que devo fazer para tentar recuperar o título, uns baos?". #nãofaçasissorodrigo

 

MesaMarcada 134_Galapito.jpg

"Eh pá, sério, isto é bué da giro" 

MesaMarcada 135_Tatoo Euskalduna.jpg

"É giro é, Galapito, mas olha o que o teu funcionário tem tatuado no braço. Eu ia jurar que é o logotipo do Euskalduna e não do Prado. Tumba, vai buscar!"

 

#LM Mesa Marcada 20190121 465_Leonel Pereira e Ric

Leonel Pereira, do São Gabriel, e Ricardo Costa, do Yeatman, dois dos melhores chefes de cozinha do país e presenças habituais no top 10.

 

"De onde é que apareceu este Galapito?"

"Sei lá, o puto serve algas e porco da cabeça aos pés. Cenas. Parece que o Olivier não curtiu. Disse que aquilo não era cozinha portuguesa".

 

"Ya, tô a ver". 

 

MesaMarcada 142_Telemovel.jpg

"Então eu não te disse para apostares no Euskalduna para 6º lugar?"

 

"Hum, pois, aposto que foi por causa da rabanada"

 

Prémio Especial Cutipol Carreira - Dieter Koschin

"Olha viste, tenho um faqueiro novo!" - Dieter Koschina, do Vila Joya com o Prémio Especial Cutipol Carreira nas mãos. Se não fosse mesmo pelo que tem feito ao longo destes muitos anos que labora por cá, poderia ter sido pela boa disposição com que sobe ao palco todos os anos. Seja para receber o diploma de 10º lugar ou este Carreira, votado pelos chefes que pertenceram ao Top 10 ou venceram os prémios do Mesa marcada dos últimos 5 anos.  

MesaMarcada 103_Mig c Brigands.jpg

Eles ganharam o Prémio Especial Maria José Macedo Produtor do ano e nós ganhámos um cesto de laranjas do jardim deles. Merci Beaucoup, Ann et Jean Paul Brigand!

MesaMarcada 102_Nós c Tiago.jpg

Este ano a dupla de apresentadores virou tripla, com a entrada de Tiago Pais, a quem coube a  condução de boa parte da cerimónia - para alivio da organização e dos presentes. 

MesaMarcada 100-2_Makro.jpg

Mas para fazer isto tudo foi preciosa a entrada de novos patrocinadores, como a Cutipol (o 3º patrocinador principal), a Makro (com este belo expositor cujos produtos, no fim, foram sendo levados pelos convidados),  o arroz Bom Sucesso...

MesaMarcada 101-2_Delta.jpg

...e a Delta Cafés (como patrocinadores dos prémios especiais). 

MesaMarcada 105-2_Grahams.jpg

Estas marcas, juntaram-se aos nossos fiéis patrocinadores dos últimos anos: Symington, desta vez através da Graham's e...

MesaMarcada 106-2_Estrella Damm bar.jpg

... Estrella Damm, a cerveja e uma das marcas que mais tem apoiado a gastronomia.

MesaMarcada 100 (1).jpg

Porém, se esta edição que marcava os 10 anos de Prémios de "Os 10 Restaurantes e 10 Chefes Preferidos do Mesa Marcada" foi mesmo especial, muito se deveu também a um vasto grupo de profissionais do Four Seasons Ritz Hotel Lisboa, nosso parceiro, aqui representado pela equipa que nessa noite deu conta do serviço.

 

 

E para quem prefere imagens em movimento, aqui fica o filme da cerimónia

 

 

 

 

Muito obrigado!

 

 

Posts Relacionados: 

. Já são conhecidos os prémios do Mesa Marcada de 2018

. Os nomeados para o Prémio Especial Graham's Restaurante Novo de 2018 são...

Os nomeados para o Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano são...

. O Prémio Especial Delta Chefe de Pastelaria do Ano, é um dos novos galardões dos Prémios do Mesa Marcada

. Os nomeados para o Prémio Especial Makro Chefe Revelação do Ano são...

. E os nomeados para o Prémio Especial Bom Sucesso "Mesa Diária" são...

Dieter Koschina, do Vila Joya, é o vencedor do Prémio Especial Cutipol Carreira

. O Lugar do Olhar Feliz é o vencedor do Prémio Maria José Macedo - Produtor/Fornecedor do Ano 2018

 

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:51


1 comentário

Sem imagem de perfil

De Artur Hermenegildo a 05.02.2019 às 11:40

Parabéns e obrigado, foi uma bonita festa.

Comentar post



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Veja as listas completas aqui



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Calendário

Fevereiro 2019

D S T Q Q S S
12
3456789
10111213141516
17181920212223
2425262728

Comentários recentes