Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Diplom_Past_Delta.jpg

Com o foco mediático sempre muito em cima dos chefes de cozinha esquecemos muitas vezes os os pasteleiros, esses artesãos minuciosos que nos adoçam a boca e que não raras vezes nos salvam uma refeição.

 

O Mesa Marcada começou a instituir este Prémio Especial Delta Chefe Pasteleiro do Ano, na edição passada – que teve Joaquim Sousa como vencedor – a partir de um júri restrito composto apenas por pessoas do próprio meio. Este ano, o júri teve 36 votantes e mantivemos a mesma base de votantes. Contudo, convidámos igualmente outras 4 pessoas ligadas à gastronomia (e com uma certa predileção por doces) de forma a dar uma maior abrangência à votação. Foram eles, Paulo Amado (Edições do Gosto), Marlene Vieira (Chefe de Cozinha do Panorâmico, Isabel Zibaia (autora e bloguer do Cinco Quartos de Laranja), e Diogo Lopes (Observador). No próximo ano haverá outros convidados.

 

Além de chefes e sub-chefes de pastelaria, podiam ser eleitos nomes que formalmente não tivessem esse cargo, mas que tivessem responsabilidades nessa área, neste ou naquele lugar. Quisemos igualmente que fossem profissionais a exercer em lugares específicos (restaurantes, hotéis, pastelarias, etc) e não tanto actividades paralelas, como formação, áreas comerciais, ou outras.  

 

Após uma votação concorrida apurámos 7 nomeados. Foram eles:

Américo Santos do Belcanto, Diogo Lopes e Fabian Nguyen, ambos do Ritz Four Seasons Lisboa, Filipe Manhita do Fortaleza do Guincho, Filipe Martins, da Pastelaria Kubidoce (Olhão), Luca Arguelles,  do Arguelles Atelier (Arronches) e Márcio Baltazar do Ocean.

 

Este prémio de Chefe Pasteleiro do Ano, patrocinado pela Delta Cafés, será revelado esta segunda-feira à noite, na cerimónia dos Prémios do Mesa Marcada que decorrerá em Lisboa.

 

Posts Relacionados:

. Os nomeados para o Prémio Especial Makro Chefe Revelação do Ano de 2019

. Aqui estão nomeados para o Prémio Especial Graham's Restaurante Novo de 2019

. Os nomeados para o Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano são...

E os nomeados para o Prémio Especial César Castro "Mesa Diária" 2019 são...

Joachim Koerper, do Eleven, vence Prémio Especial Cutipol Carreira do Mesa Marcada

Fumeiro tradicional da Bísaro distinguido com Prémio Maria José Macedo - Produtor/Fornecedor do Ano do Mesa Marcada

 

 

Leia ainda:

publicado às 10:08



Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pesquisar

  Pesquisar no Blog