Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Diplom_Past_Delta.jpg

Com o foco mediático sempre muito em cima dos chefes de cozinha esquecemos muitas vezes os os pasteleiros, esses artesãos minuciosos que nos adoçam a boca e que não raras vezes nos salvam uma refeição.

 

O Mesa Marcada começou a instituir este Prémio Especial Delta Chefe Pasteleiro do Ano, na edição passada – que teve Joaquim Sousa como vencedor – a partir de um júri restrito composto apenas por pessoas do próprio meio. Este ano, o júri teve 36 votantes e mantivemos a mesma base de votantes. Contudo, convidámos igualmente outras 4 pessoas ligadas à gastronomia (e com uma certa predileção por doces) de forma a dar uma maior abrangência à votação. Foram eles, Paulo Amado (Edições do Gosto), Marlene Vieira (Chefe de Cozinha do Panorâmico, Isabel Zibaia (autora e bloguer do Cinco Quartos de Laranja), e Diogo Lopes (Observador). No próximo ano haverá outros convidados.

 

Além de chefes e sub-chefes de pastelaria, podiam ser eleitos nomes que formalmente não tivessem esse cargo, mas que tivessem responsabilidades nessa área, neste ou naquele lugar. Quisemos igualmente que fossem profissionais a exercer em lugares específicos (restaurantes, hotéis, pastelarias, etc) e não tanto actividades paralelas, como formação, áreas comerciais, ou outras.  

 

Após uma votação concorrida apurámos 7 nomeados. Foram eles:

Américo Santos do Belcanto, Diogo Lopes e Fabian Nguyen, ambos do Ritz Four Seasons Lisboa, Filipe Manhita do Fortaleza do Guincho, Filipe Martins, da Pastelaria Kubidoce (Olhão), Luca Arguelles,  do Arguelles Atelier (Arronches) e Márcio Baltazar do Ocean.

 

Este prémio de Chefe Pasteleiro do Ano, patrocinado pela Delta Cafés, será revelado esta segunda-feira à noite, na cerimónia dos Prémios do Mesa Marcada que decorrerá em Lisboa.

 

Posts Relacionados:

. Os nomeados para o Prémio Especial Makro Chefe Revelação do Ano de 2019

. Aqui estão nomeados para o Prémio Especial Graham's Restaurante Novo de 2019

. Os nomeados para o Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano são...

E os nomeados para o Prémio Especial César Castro "Mesa Diária" 2019 são...

Joachim Koerper, do Eleven, vence Prémio Especial Cutipol Carreira do Mesa Marcada

Fumeiro tradicional da Bísaro distinguido com Prémio Maria José Macedo - Produtor/Fornecedor do Ano do Mesa Marcada

 

 

Leia ainda:

publicado às 10:08


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pesquisar

  Pesquisar no Blog