Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




IMG_6297.PNG

Decorre este fim de semana no restaurante Feitoria, em Lisboa, a segunda etapa do ano da Rota das Estrelas, o evento gastronómco criado em 2010, que agrega uma boa parte dos restaurantes com estrelas Michelin em Portugal.

 

 

Para esta etapa, além dos chefes que participam habitualmente na rota, o anfitrião João Rodrigues (na foto à esquerda) convidou uma série de chefes promissores a par de outros mais consagrados (embora pouco conhecidos por cá). 

 

No primeiro grupo, destaco o espanhol Josean Alija (na foto de cima), do Nerua, Guggenheim Bilbau, que tem uma estrela no guia vermelho e é um dos chefes emergentes mais interessantes de Espanha. Outro nome a fixar é o da dinamarquesa Kamilla Seidler que em 2012 aceitou o convite do fundador do Noma, Claus Meyer, para chefiar o restaurante GUSTU, na Bolivia, onde utiliza apenas produtos locais. Ainda a reter, os convidados Filipe Rameh (protegido de Alex Atala, e actualmente chefe do Trindade, em Belo Horizonte, Brasil), Leonardo Pereira, do Areias do Seixo, o "japa" Ricardo Komori, do óptimo Bonsai em Lisboa e Oscar Gonçalves do Restaurante G, Pousada de São Bartolomeu, Bragança. 

 

Entre os consagrados (uns mais conhecidos do que outros) destaque para o holandês Michel Van der Kroft do restaurante  ‘t Nonnetje, 2** Michelin, Holanda (que tem a particularidade de ser casado com um portuguesa) e para o italiano Paolo Casagrande, chefe de cozinha do duas estrelas Michelin Lasarte, o restaurante de Martin Berasategui, em Barcelona. Depois, teremos também os nossos conhecidos Joachim Koerper e Joaquim Sousa, um dos melhores chefes pasteleiros portugueses. 

 

O alinhamento é o seguinte:

 

Dia 15: Leonardo Pereira (Portugal), Felipe Rameh (Brasil), Kamilla Seidler (Bolívia), João Rodrigues (Portugal) e Joaquim Sousa (Portugal).

 

Dia 16: Josean Alija (Espanha), Kamilla Seidler (Bolívia), Paolo Casagrande (Espanha), João Rodrigues (Portugal), Felipe Rameh (Brasil).

 

Dia 17: Ricardo Komori (Portugal), Michel van der Kroft (Holanda), Joachim Koerper (Portugal), João Rodrigues (Portugal), Oscar Gonçalves (Portugal).


Os jantares realizam-se às 20h30 (com aperitivos a partir das 19h30) e o preço por pessoa é de 250€ (inclui cocktail, jantar de degustação com vinhos e, após o jantar, degustação de Chocolates Siopa, Vinhos do Porto da Rozés e Charutos da Casa Havaneza).

 

 

Leia ainda:

publicado às 14:23


Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pesquisar

  Pesquisar no Blog