Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Festa de cogumelos e manual de cozinha asiática

por Duarte Calvão, em 17.11.17

Indonesia - mee goreng  - copia.jpg

Dois chefes que muito prezo vão estar em destaque nos próximos dias. O primeiro é já amanhã. sábado, com um programa que mete apresentações de especialistas, mercado e jantar. Trata-se da segunda edição do Anel de Fadas - Festa dos Cogumelos, que Bertílio Gomes promove no Chapitô, na colina do castelo de Lisboa. Falamos ao telefone e, como é seu hábito, o micólogo chefe usou de franqueza, pedindo para eu o poupar de sarcasmos. Resumindo, com esta maldita seca, não temos cogumelos em Portugal e, portanto, eles virão de Espanha para variar, já que geralmente é em sentido contrário, e do centro da Europa. Ou serão de cultivo. Aqui o que mais interessa é ver como eles – os cogumelos, venham de onde vierem - brilham nas mãos dos especialistas presentes.

 

Tudo começa ao meio-dia, com a abertura do mercado dos cogumelos, um menu dos ditos, animação e ainda a exposição fotográfica “Na Senda dos Cogumelos”, do chefe Fernando Martinez, figura influente na carreira de Bertílio Gomes. Das 14h às 15.30h, workshop sobre cultivo de cogumelos em substrato, e, às 16h, apresentação dos chefes Bruno Salvado e David Botelho, que trabalham com Bertílio Gomes no Chapitô à Mesa. Segue-se Rodrigo Castelo, vindo de Sanatrém, do Taberna ó Balcão, e José Júlio Vintém, do Tomba Lombos, de Portalegre. Todas estas apresentações terão como micólogos convidados o Prof. Baptista Ferreira, Marta Ferreira e Rui Coelho.

 

O dia termina com um jantar que promete, onde, além de Bertílio Gomes, participam Rodrigo Castelo e José Júlio Vintém, com pães de boletus de Cláudia Bicho e harmonizações com vinhos do grupo Symington conduzidas pelo escanção Manuel Moreira. Fica por 80 euros por pessoa, tudo incluído, até a magnífica vista que o Chapitô à Mesa oferece.

 

No domingo, os mais madrugadores podem encontrar-se às 9.40h no Largo do Caldas para seguirem de autocarro até à alentejana e biológica Herdade do Freixo do Meio, num passeio orientado pelo Prof. Baptista Ferreira que termina com um picnic assegurado pelo Chapitô à Mesa. À tarde, já de volta ao Chapitô, Maria de Lourdes Modesto e Baptista Ferreira (autores do livro “Cogumelos, do Campo até à Mesa”) fazem uma apresentação conjunta. Depois, os cogumelos que se espera apanhar no passeio vão ser objecto de uma apresentação de Fernando Martinez e de uma degustação. Pelo meio, espectáculo dos Sampladélicos. Esperemos que para o ano haja mais, com mais chuva. É uma bela iniciativa.

 

O outro chefe em destaque é Paulo Morais, actualmente à frente do Kanazawa, em Algés, e professor na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Na segunda-feira, às 18.30h, na FNAC do Chiado, ele lança o seu “Manual de Cozinha Asiática” (Ed. Esfera dos Livros, 25 euros), com dezenas de receitas e informações sobre as cozinhas do Vietname, Tailândia, Camboja, Laos, Myanmar, Malásia, Indonésia, Singapura e Filipinas. Muito interessante, sobretudo para quem julga que a cozinha asiática se resume a China, Coreia e Japão, países cujas receitas não constam deste livro. E, além de extremamente apetitosas, a julgar pelas fotografias de Ricardo Lamy, com Marta Borges como assistente (foto de abertura, um Mee Goreng, da Indonésia), as receitas do livro também se apresentam como saudáveis, o que é sempre de saudar.

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 20:59



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira as listas completas



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub



Calendário

Novembro 2017

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930

Comentários recentes

  • Leitor

    As pétalas estão no ponto já prato e sobremesas tê...

  • André Miguel

    Por falar em Alentejo... que tal está o Pica Miolo...

  • Anónimo

    Cá temos um exemplo da verdade universal do “mais ...

  • Anónimo

    Acho que não lhes vou dar oportunidade, parece que...

  • Anónimo

    Nao aconselho, procure mais avaliações sobre o loc...