Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




Gérard Depardieu ferra o dente em Portugal

por Duarte Calvão, em 22.10.16

O actor Gérard Depardieu esteve em Portugal em finais do ano passado para, juntamente com o chefe francês Laurent Audiot, filmar um episódio da série “À Pleines Dents!” que ambos protagonizam para o canal de cabo Arte e que já os levou a vários pontos da Europa. O episódio pode ser visto aqui ou aqui, online, não havendo ainda data prevista para exibição televisiva em Portugal. Quem quiser ver deve apressar-se porque talvez não fique muito tempo disponível.

 

 

O episódio, que está em francês sem legendas, começa no Porto, como visita a caves de vinho do Porto e no Mercado do Bolhão, onde os apresentadores são ciceroneados pelo gastrónomo José Silva, e onde apreciam as típicas tripas (na foto). Vão depois para Aguada de Cima (Águeda) para ver como Vidal Agostinho (da família da famosa Casa Vidal) assa leitão à Bairrada e as comparações entre Depardieu e Obélix, personagem que já interpretou no cinema, são inevitáveis. Seguem depois para Tentúgal, para ver como se fazem os célebres pastéis, com belas imagens do preparo artesanal da massa.

 

Por Lisboa, apenas Audiot aparece, não escapando a ginjnha, pastéis de Belém e fado. Por fim, Tróia, com pescadores de polvo e de lingueirão. São 44 minutos interessantes de ser ver, que podem saber a pouco, mas que têm a vantagem de terem um ponto de vista diferente, já que abordagem não passa por restaurantes ou chefes de cozinha renomados, antes pela visita a pequenos produtores artesanais. E com o humor muito peculiar de Depardieu.

 

 

Leia ainda:

publicado às 23:00


2 comentários

Imagem de perfil

De Paulina Mata a 23.10.2016 às 02:18

Obrigada Duarte. Adorei ver.

Estive na maior parte destes lugares, o ano passado fui com alguns alunos ver fazer pastéis de Tentúgam, há uns anos assar o leitão, penso que no mesmo local. Fiquei igualmente encantada. E também com este documentário e em nos ver pelos olhos de outros. Este ano tenho um aluno francês, vou sugerir-lhe que veja também.
Imagem de perfil

De Duarte Calvão a 23.10.2016 às 09:38

Realmente, o processo de fabrico da massa dos pastéis de Tentúgal é espectacular e merecia ser mais divulgado.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pesquisar

  Pesquisar no Blog