Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]




e6af24b25995f08c771d9b51790ed9ff4f4eb99a.jpg

Num momento em que muitos restaurantes portugueses e espanhóis lutam pela sobrevivência, haverá assuntos mais importantes a ter em conta, mas a verdade é que quando tudo parece estar em causa é bom saber que certas referências se mantêm. E uma delas, para o mundo da restauração, é sem dúvida o centenário Guia Michelin, que, conforme assegurou ao Mesa Marcada o responsável pela Comunicação para Portugal e Espanha, Ángel Pardo, anunciará a 30 de Novembro, em cidade ibérica ainda a determinar, a sua edição relativa a 2021.

 

 

Ele não esconde que o encerramento obrigatório dos restaurantes trouxe problemas, tanto mais que coincidiu com a saída da Directora Comercial dos guias ibéricos, Mayte Carreño, que ainda não tem substituto designado, mas apresenta razões para estar tranquilo.  “Ainda antes do encerramento dos restaurantes em Portugal e Espanha, até à primeira semana de Março, os inspectores fizeram as suas visitas, que, aliás, tinham começado na primeira quinzena de Setembro de 2019. Na verdade, eles têm cerca de 60% do trabalho feito, o que é uma boa base para quando se retomarem as visitas, quando os restaurantes voltarem a abrir”, adianta Ángel Pardo.

 

Mas haverá tempo para essas visitas? O mesmo responsável da Michelin garante que sim: “Os nossos inspectores estão prontos a trabalhar nos seus períodos de férias, sete dias por semana se for preciso, e as visitas, que costumam terminar no final de Julho, deverão prolongar-se para além dessa data. Além disso, temos sempre respaldo internacional. Os inspectores de certos países onde o trabalho já esteja o concluído - como será o caso da Alemanha, por exemplo - poderão vir dar uma ajuda, se for necessário”. Aliás, a data de publicação do guia foi adiada em cerca de um mês, já que costuma ser entre finais de Outubro e início de Novembro, e Ángel Pardo afirma que, se não puder ser de outra maneira, será de novo adiada por mais umas semanas.

 

Outra questão será que restaurantes vão os inspectores encontrar quando a normalidade voltar. Não só porque alguns poderão vir a encerrar definitivamente, mas também porque poderão reabrir com outro tipo de oferta, que julguem mais adequada à crise económica que se prevê. Ángel Pardo diz que a situação - que em Espanha é nesse aspecto muito semelhante à de Portugal - está prevista e mesmo aqueles restaurantes que já foram visitados  serão avaliados de novo para verificar se houve alterações.

 

“O mais importante é que, quando se der a reabertura dos restaurantes, todos nós os apoiemos, frequentando-os, voltando a passar lá os bons momentos que lhes devemos. E os nossos inspectores vão ser sem dúvida dos primeiros clientes a voltar...”, aassegura Ángel Pardo.

 

Leia ainda:

publicado às 09:51


2 comentários

Sem imagem de perfil

De Gastrónomo Além Fronteiras a 10.04.2020 às 17:44

Os meus parabéns ao clássico Guia Michelin que, perante os tempos excepcionais que vivemos, não deixam de fazer o seu trabalho apoiando os restaurantes ( como se sabe, a restauração é das áreas mais afectadas por esta pandemia) e, sobretudo, não deixam de revelar um certo optimismo para a continuidade do projecto a que se propõem, o que é refrescante numa altura crítica como esta! Assim é que se caminha para a frente

Que não falte muito para se voltar a ser gastrónomo por esses extraordinários restaurantes que têm aparecido durante o presente século, em Portugal e no mundo. E que se reergam rápido!
Perfil Facebook

De Luis Filipe Costa Piteira a 13.04.2020 às 15:45

Quando nos for dada ordem de soltura, vai ser um fartar vilanagem. A malta já anda desesperada por bons momentos. E os restaurantes fazem parte indissociável desses momentos.

Comentar post



Patrocínio Mesa Marcada:


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Patrocinador Mesa Marcada


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Siga-nos no facebook



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Calendário

Abril 2020

D S T Q Q S S
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930

Comentários recentes