Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]




MESAMARCADA1_29.jpg

Kiko Martins, Henrique Sá Pessoa, José Avillez, André Magalhães e Leonardo Pereira, os grandes vencedores da noite, ladeados por Joe Álvares Ribeiro e Beatriz Pinto da Symington 

 

José Avillez volta a conquistar os dois principais prémios de  "Os 10 Restaurantes e 10 Chefes Preferidos do Mesa Marcada 2015" ao conquistar o 1º Lugar de ambas as listas. A cerimónia que decorreu há instantes em Lisboa premiou ainda, pela segundo ano consecutivo, A Taberna da Rua das Flores com o prémio "Mesa Diária", atribuído pelo júri  ao restaurante do dia a dia ou de preço moderado, preferido de 2015.

 

 

Foram ainda atribuídos os prémios especiais, Destaque do Ano, ao restaurante A Cevicheria, pelo entrada no Top 10 e por ser o único restaurante fora da cena de fine dining a consegui-lo e Chef Revelação do Ano a Leonardo Pereira, pela forma como entrou e se impôs nos lugares cimeiros. Por sua vez, o Alma de Henrique Sá Pessoa, foi o mais bem classificado entre os restaurantes abertos em 2015 e, por isso, ganhou o galardão de Restaurante Novo do Ano

 LOGO_SELO_MM_2015 (1) (1).jpg

 

"Os 10 Restaurantes e 10 Chefes Preferidos do Mesa Marcada" é o único prémio em Portugal que resulta da votação de um painel alargado e diversificado de pessoas, de várias partes do país, ligadas ao meio gastronómico. Este ano responderam ao nosso desafio 103 jurados, entre chefes de cozinha, responsáveis por restaurantes, jornalistas, bloggers, críticos e gastrónomos. Confira os resultados abaixo:

 lista premios (1).png

 

As listas completas, bem como o painel do júri que participou na votação podem ser consultados aqui (Chefes), aqui (Restaurantes) e aqui (júri).  

 

Queremos agradecer a todos os que participaram neste nosso desafio e aos parceiros que nos apoiaram no evento: a Symington, o patrocinador principal através das sua prestigiada marca de vinho do porto Graham's e ainda ao Delidelux e ao Grupo Multifood, que cederam o espaço do Honorato Chiado, bem como o catering do evento. Por último o nosso agradecimento também ao grupo Altis Hotels, que acolheu alguns dos nossos convidados de fora. 

 

Posts Relacionados: 

 

Prémio especial Restaurante Novo do Ano. Os 3 nomeados são...

Prémio especial Chefe Revelação. Os 3 nomeados são...

Prémio especial "Destaque do Ano". Os nomeados são...

Os nomeados para o prémio especial "Mesa Diária" 2015 são...

Prémios do Mesa Marcada revelados esta 2ªFeira. Há novidades

 

 

 

 

Leia ainda:

publicado às 20:59


6 comentários

Sem imagem de perfil

De teixeira a 26.01.2016 às 12:52

Quando, tempos atrás, mencionei nesse blog que o melhor restaurante de Portugal era o Tia Alice, não recebi apoios. Agora, o novo Presidente da República também pensa assim.
Quanto aos 10 melhores eleitos, todos, ou quase, representantes do "fine dinning", a mesmice é tamanha que resolvi comentar, para não deixar o post órfão.
Sem imagem de perfil

De _Duartecalf_ a 28.01.2016 às 11:35

A fazer fé nos relatos de campanha, o MRS andou a comer sanduíches de queijo todos os dias... não sei se é um gastrónomo de referência! Apesar da vichisoyse!

Sem imagem de perfil

De Carlos Alexandre a 28.01.2016 às 20:59

Reparo que estou a ficar muito para trás.
Isto da vichisoyse está muito para além do meu vocabulário...
Sou do tempo em que se comiam vichyssoises , os sautés eram substantivos, ou ainda, enquanto adjetivos conjugavam-se em género.
Agora ando perdido por aí, a ouvir falar em pommes de terre sauté
e em vichisoyse .
Certamente culpa do acordo ortográfico, maldito seja ele, com França...
Isto há de fazer as delícias das pronúncias americanas afrancesadas.

Deixando estas neuras para trás, o Marcelo há de ser tão gastrónomo quanto a Tia Alice será o melhor restaurante de Portugal. Gosto da Tia Alice, mas para mim não deixa de ser apenas mais um dos bons restaurantes espalhados por este país. De fama sublimada e já overpriced para a categoria.
Sem imagem de perfil

De teixeira a 29.01.2016 às 14:07

Carlos Alexandre, de acordo que o Tio Alice não é o melhor restaurante de Portugal. É um "dos bons restaurantes espalhados por este país". Apenas, como 103 pessoas entenderam que tem o direito de achar que o Belcanto é o melhor de Portugal, reivindico o mesmo, isto é, de rotular um melhor. Como contraponto. Nada mais. Pena que você, depois de óptima alusão a um hipotético acordo ortográfico franco-luso , termine com um" overpriced ".
Sem imagem de perfil

De Carlos Alexandre a 30.01.2016 às 11:50

Muito bom dia Caro Teixeira!

Nem o Tia Alice será o melhor, nem o Belcanto o será.
Depende do dia, da noite, da pessoa, do gosto, da disposição.
Quantos às 103 pessoas, façam bom proveito.

Quanto ao "overpriced", tem de entender que é mais chique usar o termo.

Ora vejamos:

Dizer "caro demais" sabe a pelintra, indivíduo que quer frequentar mas não tem gabarito para isso, é demasiado humilde...
Dizer "overpriced" é ser alemão ou americano que vem a Portugal e afirma que na comparação a que está habituado, dentro dos seus parâmetros estabelecidos por uma vasta cultura e experiência, os preços estão acima do que deviam.



Sem imagem de perfil

De teixeira a 30.01.2016 às 21:23

Minhas homenagens pela resposta ao overpriced. Rendo-me, sem ressalvas, a tua fina ironia.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.



Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Pesquisar

  Pesquisar no Blog