Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




PRE_Premios Mesa Marcada_Preferidos 2017_0009 (3).jpg

 

João Rodrigues volta a repetir a “dobradinha” e vence a 9ª edição dos prémios do Mesa Marcada, conquistando o 1º lugar, quer na categoria de Chefes, quer na de restaurantes - com o Feitoria, do Hotel Altis Belém (Lisboa).

 

Nas categorias especiais, houve outra vitória dupla, e agora para o Norte, com Vasco Coelho Santos e o seu Euskalduna (Porto) a ganharem os títulos de Chefe Revelação do Ano Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano, respectivamente.

 

 

Por sua vez, o prémio “Mesa Diária” foi para a Taberna Ó Balcão, em Santarém, cabendo ao JNcQUOI (Lisboa) a conquista do Prémio Especial Quinta do Ataíde Restaurante Novo do Ano. 

 

Nesta edição, o Mesa Marcada introduziu ainda o Prémio Maria José Macedo – Produtor / Fornecedor do Ano, atribuído a Pedro Bastos, da Nutrifresco, após consulta a alguns dos principais chefes a trabalhar em Portugal.

  

Confira os resultados abaixo:

 

Tabela_MM2017.jpg  

Esta voltou a ser uma edição bastante bem disputada, sobretudo na parte dos restaurantes, com o Feitoria, Ocean e Belcanto a disputarem o lugar cimeiro, ainda que a partir de determinado momento o restaurante do Hotel Altis Belém tenha começado a assumir a liderança, mantendo-a até ao final. No Top 10 de restaurantes, destacam-se ainda dois espaços da zona do Porto, o Euskalduna Studio, que entrou directamente para a 8ª posição, o que lhe valeria, como já referimos acima, o Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano, e o Yeatman, de Ricardo Costa que ficou em 5º lugar, subindo duas posições. Também o Loco de Alexandre Silva, consolidou o seu bom momento perante o júri ao tomar o 4º lugar (subindo um degrau, face a 2016).

 

Já na categoria de Chefes, João Rodrigues liderou tranquilamente desde o primeiro momento enquanto José Avillez, o chefe que mais vezes venceu os prémios do Mesa Marcada, manteve o 2º lugar da edição anterior. De destacar de novo a subida de Ricardo Costa, do Yeatman, e, sobretudo, as subidas de Vasco Coelho Santos, do Euskalduna (Porto) e de João Oliveira, do Vista (Portimão), que entraram no Top 10, galgando dezenas de posições – o bom desempenho de Coelho Santos valer-lhe-ia, como já mencionámos, o Prémio Chefe Revelação do Ano.

 

Outra grande disputa deu-se no “Mesa Diária”, um prémio para restaurantes de preço mais acessível que até hoje tinha tido sempre como vencedor, a Taberna da Rua das Flores (Lisboa). Porém, desta vez, e apenas por uma nomeação a mais, a vitória coube a outro taberneiro, o ribatejano Rodrigo Castelo, com a sua Taberna Ó Balcão (Santarém), numa categoria onde dois outros restaurantes se destacaram dos demais, o Noélia e Jerónimo (Cabanas de Tavira) e a Taberna Sal Grosso (Lisboa).

  

Por último, entre os restaurantes que abriram portas em 2017, o JNcQUOI, levou de vencida a comenda - o Prémio Especial Quinta do Ataíde Restaurante Novo do Ano – ao alcançar a 35ª posição, uns furos acima dos restaurantes que se lhe seguiram na classificação, o Local (41º) e o Pesca (42º).

 MM_Pref2017_72N.jpg

De destacar ainda que “Os 10 Restaurantes e 10 Chefes Preferidos do Mesa Marcada", continua a ser a única premiação de âmbito nacional que resulta da votação de um painel alargado e diversificado de pessoas ligadas ao meio gastronómico.

 

Nesta edição referente a 2017, houve renovação no painel do júri (saíram 34 membros; entraram 40 novos) que voltou a ter a maior participação de sempre. Responderam ao nosso desafio, 153 votantes (+6 do que o ano passado), entre chefes de cozinha (44%), responsáveis por restaurantes (9%), jornalistas, bloggers, críticos (24%) e gastrónomos (23%).

 

Mas esta iniciativa e, sobretudo a cerimónia, que acabou há instantes no Alcântara Café, em Lisboa, só foi possível graças ao apoio de diversas entidades e colaboradores: os patrocinadores principais Symington (Quinta do Ataíde – Douro) e  Estrella Damm, a parceria do Penha Longa Catering, que cedeu o espaço e forneceu tudo o que de bom se comeu no evento. Um agradecimento especial ainda à Samsung , ao Hotel Tivoli Avenida, à designer Cristina Gomes, e à equipa de O Apartamento, que trabalharam arduamente connosco nesta edição.

 

As listas completas, bem como o painel do júri que participou na votação podem ser consultados, aqui (Restaurantes) aqui (Chefes), aqui (Mesa Diária) e aqui (júri).  

 

Para saber o que são e como se atribuem estes prémios clicar aqui.

 

Leia ainda:

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 22:31



Patrocínio


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pub


Os autores

Duarte Calvão (perfil)
Miguel Pires (perfil)

Porquê?

Três autores há vários anos ligados à gastronomia e vinhos criaram este espaço para partilhar com todos os interessados os seus pontos de vista sobre o tema (ver "carta de intenções").

Siga-nos no facebook


Mesa Marcada no Twitter


Confira as listas completas



Pesquisar

  Pesquisar no Blog

Pub



Calendário

Janeiro 2018

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031

Comentários recentes

  • L. Baptista

    Concordo plenamente. O verdadeiro "pão de cabeça" ...

  • André Miguel

    Off topic: então o Henrique Mouro está no Areias d...

  • Espetáculo!

  • João Faria

    Descobri-a há uns bons anos, lá fora. Desde então,...

  • Ana Paula

    OláEncontrei essa couve no Pingo Doce este fim de ...